22.5 C
Brasília
27 abr 2024 00:49


Sem servidor, setor de vacinação de posto de Saúde em Santa Maria fecha as portas

Secretaria de Saúde observar que problema foi pontual e deve reabrir nessa terça-feira (3)

Por Kleber Karpov

Um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), denunciou ao Política Distrital (PD) que a sala de vacinação do Centro de Saúde N° 01 de Santa Maria permaneceu fechado na segunda-feira (2/Jan), por falta de profissionais.

De acordo com o servidor que pediu sigilo da fonte, a Atenção Primária (AP) da SES-DF vem sendo desfalcada pois os servidores são transferidos para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

PD entrou em contato com a SES-DF para apurar a denúncia. Por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM) a Secretaria informou que o problema foi pontual e deve reabrir nessa terça-feria (3/Jan).

“Duas servidoras que estavam escaladas para o período da tarde apresentaram atestado, o que inviabilizou a abertura da sala. O funcionamento ocorreu normalmente no período da manhã.”.

No entanto a denúncia do servidor tem fundamento. Isso porque a própria SES-DF admite a transferência de servidores que atuam na Atenção Primária, para as emergências dos hospitais do DF.

“A Secretaria de Saúde vem adotando medidas para suprir o deficit de pessoa. Em outubro, o governo de Brasília publicou a Portaria 231 que estabelece a transferência de 30% da carga horária de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária para os prontos-socorros. Desde novembro, as escalas começaram a ser organizadas ampliando oferta de profissionais nas emergências.”.

Organizações Sociais

Vale observar que em outubro de 2015, ocasião da assinatura da Portaria 231, o GDF trabalhava com a perspectiva ‘quase real’ de contratar as Organizações Sociais (OSs) para atuar na gestão das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na Atenção Primária em todo o DF. Mas o cenário, no que depender da Câmara Legislativa do DF (CLDF), pode ser outro bem diferente. Resta saber se Lucena deve, em algum momento, devolver os servidores para a AP.

 

Da Redação

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever