22.5 C
Brasília
26 abr 2024 23:11


Deputados Distritais cobram instalação da CPI da Saúde no DF

Protocolado há 15 dias, o requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar má gestão na saúde pública do Distrito Federal (CPI da Saúde) ainda não foi lido no plenário da Câmara Legislativa. Na sessão desta quinta-feira (31), diversos distritais cobraram a instalação da CPI. Segundo o deputado Bispo Renato (PR), o deputado Lira (PHS) teria retirado o requerimento sem consultar os demais signatários. “Não pode ser uma decisão monocrática”, reclamou.

O líder do PT na Casa, deputado Wasny de Roure, concordou com o colega e se disse estarrecido com a retirada do requerimento. “Confiança exige reciprocidade”, apontou. “Esta situação soa mal. O requerimento tem de ser reapresentado e lido no plenário. A saúde está um caos há muito tempo”, completou Wellington Luiz (PMDB).

Já o deputado Ricardo Vale (PT) cobrou explicações por parte do deputado Lira, que coletou as assinaturas. “Precisamos saber se isso foi coisa dele ou do governador. Ele retirou sem falar com ninguém”, disse.

O objetivo da CPI da Saúde, assinada por 15 parlamentares, é “investigar indícios de malversação de recursos públicos” na Secretaria de Saúde do DF no período de janeiro de 2011 e março de 2016; ou seja, nos governos de Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg.

Educação 

Também na sessão de hoje, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Professor Reginaldo Veras (PDT), informou que o colegiado irá visitar amanhã (1º) de manhã, junto com representantes do Tribunal de Contas do DF, a Escola Classe nº 415, em Samambaia Norte. “É mais uma ação de fiscalização para verificar a infraestrutura das escolas do DF. Esperamos soluções para os problemas verificados”, explicou.

O deputado informou, ainda, ter chegado nesta quinta-feira mensagem do governador à Casa, tratando da abertura de crédito especial à Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 7,8 milhões. Os recursos, destinados ao Pronatec, teriam sido “esquecidos” de fora do Orçamento. “É lamentável esse esquecimento por parte do governo, mas agora precisamos corrigir isso o quanto antes”, frisou.

Segurança

Oriundo da Polícia Civil, o deputado Cláudio Abrantes (Rede), lamentou a substituição do subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do DF. O distrital elogiou a competência do antigo ocupante da cadeira, o delegado Josué Ribeiro da Silva, e reclamou de “desprestígio” por não ter sido informado pelo governo ou não ter sido consultado – já que tem 20 anos de experiência na área. “Não houve qualquer deslize por parte de Josué. É a primeira vez que a área de inteligência sai do comando de um delegado da Polícia Civil”, destacou. O novo subsecretário é da Polícia Federal.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever