27.5 C
Brasília
18 abr 2024 15:31


‘Rollembergmente’ e Ibaneis pede retirada de propaganda mentirosa do ar

Ibaneis aponta que Rollemberg construiu apenas o Bloco II do HCB, obra que levou quatro anos para concluir, mesmo com materiais comprados pela gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz

Por Kleber Karpov

O candidato ao GDF, Ibaneis Rocha (MDB) recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) para que o candidato a reeleição, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, retire do ar uma propaganda enganosa sobre construção de “um novo Hospital da Criança”, ao se referir ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Na ação, Ibaneis lembra que Rollemberg foi responsável apenas por construir o Bloco II do HCB, produto de convênio firmado alguns anos antes da eleição do atual ocupante do Buriti.

Ibaneis chegou a recorrer ao personagem “Pinóquio” que tomou conta do cenário político do DF, após Rollemberg enganar cerca de 100 mil servidores públicos ao descumprir, em 2016, promessa de pagamento das incorporações de gratificações do funcionalismo público.

Para se contrapor a denúncia, Rollemberg, ironizou a iniciativa da ação na Justiça Eleitoral, ao sugerir desconhecimento do candidato em relação ao HCB. “Não estranha a falta de conhecimento do candidato Ibaneis Rocha, que quase nada conhece do Distrito Federal. Sua representação mostra ignorância ou má-fé, uma vez que entregamos um verdadeiro novo Hospital da Criança: o antigo tinha 18 leitos e o atual conta com 202 novos”, afirmou.

Rollembergmente

Porém, a sustentação de Ibaneis, conta com um depoimento da pessoa responsável pela construção do HCB. Em 28 de agosto, durante o debate entre os candidatos ao GDF, realizado pelo Correio Braziliense (CB), no momento em que Rollemberg supostamente mentiu sobre a construção do HCB, o ex-secretário de Saúde, Rafael Barbosa (MDB) se manifestou em um grupo de Whatsapp reportando a mentira do atual chefe do Buriti.

“Alguém fale pro Ibaneis que essa conversa do Rolemberg em relação ao Hospital da Criança é mentirosa. Inaugurei o Hospital em Outubro de 2011, assinei e comecei a obra do Bloco 2, deixei 42 milhões empenhados, o Hospital é modular foi fabricado na Pensilvânia -EUA e chegou aqui em 2013-2014, iniciamos a montagem e o governo dele apenas deu continuidade ao projeto e de tanta incompetência levou 4 anos pra inaugurar agora. Inaugurou e tá fechado por que não tem recursos pra garantir o funcionamento. Vai deixar o problema na mão do próximo governador(SIC).”, afirmou Rafael Barbosa.

Em tempo I

Vale observar que o grupo SES/DF Ibaneis Governador, conta com nomes ilustres e, de peso, da Saúde Pública do DF. Dentre esses, além de Rafael Barbosa, o ex-secretário de Saúde Arnaldo Bernardino, o ex-diretor do HRAN, Renato Teixeira, além de políticos conhecidos da cidade.

Chama atenção ainda a presença do diretor-geral do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), Ismael Alexandrino. Embora esse último tenha saído do grupo na quinta-feira (6/Set).

Em tempo II

Embora Rollemberg tenha levado quatro anos para erguer o Bloco II do HBC, que já estava com material comprado, Ibaneis lembra que os 202 leitos, que o atual ocupante do Buriti aponta como único responsável pela ampliação, ainda estão desativados.

Regulação do HCB

Na quarta-feira (4/Set), Política Distrital (PD) publicou matéria da fila de crianças que aguardam atendimento no HCB. Dados esses obtidos, somente por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), diante de reiterada negativa da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) em fornecer dados da demanda de atendimentos de crianças no Sistema de Regulação da SES-DF.

Ao todo, de acordo com dados da SES-DF, aproximadamente 20 mil crianças aguardam atendimento no HCB. Chama atenção que entre as maiores demandas, estão atendimentos considerados sensíveis. De um total das 19496 crianças que aguardam atendimento no HCB constam consultas: 6216 para cirurgias; 837 cardiológicas, 6735 neurológicas, 19 de neurocirurgias, 1948 de gastroenterologia, 1758 com endocrinologistas, 1165 consultas com dermatologistas.

Confira a lista completa:

HCB Central de Regulação Agosto 2018 by Kleber Karpov on Scribd

Com informações de Tudo Ok Notícias

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever