24.5 C
Brasília
26 abr 2024 22:26


Senador Hélio José direciona verba parlamentar para instalação de energia solar em escolas e hospitais do DF

Projetos do senador Hélio José voltados a energia solar, ganham adeptos e começam a ser disseminado pelo governo local
 
O senador Hélio José (PMB-DF), graduado em engenharia elétrica, é um ferrenho defensor da energia alternativa no Brasil a qual tem defendido como uma das prioridades de seu mandato a inclusão das fontes alternativas no país.

O parlamentar tem sido o responsável por levantar o debate acerca deste assunto, além de disponibilizar emendas para a instalação de energia fotovoltaica em escolas e hospitais do Distrito Federal.

Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, petróleo e hidrocarbonetos em geral, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluentes). A energia solar fotovoltaica se refere à conversão da luz do Sol diretamente em eletricidade usando células solares semicondutoras, normalmente à base de silício.

O Brasil, no entanto, ainda não dispõe de um setor de energia solar fotovoltaica. O setor privado, governo e as universidades tem começado a buscar uma interação para fortalecer o setor no País. O senador Hélio José, tem tratado como uma das prioridades de seus eixos políticos a disseminação desta fonte alternativa solar. Para ele, a energia “Fotovoltaica”, além de importante é necessária! “É uma proposta que tem dado certo em outros países. Ter acesso a esta alternativa energética é o que almejo a todos brasileiros, sejam eles: pobre, rico, micro, pequeno, grande empresário ou quem quiser utilizar a energia que Deus nos deu em abundância que é a solar”, completa.

O senador disponibilizou ao orçamento da união para serem executadas em 2016 emendas para a instalação de energia solar em escolas e hospitais do DF.

“A energia solar no Brasil pode desempenhar um papel determinante, tanto na questão ambiental quanto no aspecto econômico, devido ao seu elevado potencial de atração de investimentos. Para isso, é necessário que se promova a competitividade do setor e a qualificação de todos os atores e que com isso espera poder colaborar para o desenvolvimento sustentável da energia solar fotovoltaica no Brasil”, disse o senador.

Hélio José, participou como um representante do Brasil e do Senado Federal no Parlatino (Parlamento Latino-americano), nos meses de outubro e novembro do ano passado, quando consolidou as discussões que servirão de subsídios para a elaboração, no Congresso Nacional, de um projeto de marco regulatório para o setor energético. Além disso, promoveu grande discussão sobre o assunto através da FrenteINFRA – Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura Nacional, da qual é o presidente, no Seminário FrenteINFRA de Energia Solar Fotovoltaica – experiências internacionais e o contexto brasileiro, que teve como produto final a Carta Solar FrenteINFRA. http://senadorheliojose.com.br/novidades/carta-solar-frenteinfra/

Os debates realizados ano passado em audiências públicas e seminários realizados por Hélio José, abordaram temas de suma importância como: a cadeia produtiva, o ambiente institucional, a produção do conhecimento, o desenvolvimento de tecnologia nacional, a análise da cadeia do silício, a fabricação de módulos fotovoltaicos, a carga tributária e as opções de financiamento, pesquisa, desenvolvimento e inovação foram debatidos no Senado Federal através do Hélio José.

A criação de um ambiente econômico e institucional defendido por Hélio José que permita o surgimento da indústria da energia solar fotovoltaica tem ganhado adeptos.

Nesta semana o Governo do Distrito Federal que receberá as emendas para a instalação de fonte de energia renovável disponibilizada pelo senador para este ano, anunciou o programa “Brasília solar”, que quer incentivar o uso de energia fotovoltaica. “É importante que os Governos abracem essa bandeira que tenho defendido arduamente no Congresso e, que realmente sejam executados projetos de energias alternativas, para que seja modificada a matriz energética no Brasil que anda ruim”. Espero que o GDF, crie e abrace veementemente projetos como estes que beneficie a população e que a ideia de estimular o uso de energia solar fotovoltaica por meio de incentivos tributários e financeiros, sejam realmente concretizados”, concluí o senador.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever