21.5 C
Brasília
23 abr 2024 03:57


Superendividados do BRB conseguem novo acordo e aumentam lista de servidores que não terão descontos de 100% do salário

Medidas negociadas com BRB devem beneficiar todo  funcionalismo público do GDF.

Por Kleber Karpov

Nesta segunda-feira (25/jan), cerca de 50 servidores públicos do GDF, com dívidas junto ao Banco Regional de Brasília (BRB), se reuniram com assessor da presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão  (PDT), o defensor Público do DF, Rildo Paulo da Silva, além do diretor de Crédito e Clientes, Dario Oswaldo Garcia Júnior e o superintendente de Financiamentos e Empréstimos, Alino Donizetti de Queiroz, ambos do BRB, para tratar da questão dos superendividamento junto ao Banco.

Durante a reunião, novas opções foram apresentadas aos servidores, para resolverem, de forma definitiva, o caso dos superendividados junto ao BRB, a exemplo da adesão ao Programa de Recuperação para Pessoas Endividadas (PRPE), em que o servidor fica condicionado a passar por uma espécie de treinamento de acordo com a direção do Banco.

Solução é para todos os servidores do GDF

Júnior, explicou que o Programa, deve abranger todos os superendividados do GDF. Embora na reunião com o diretor de Governo e Produtos do BRB, Nilban de Melo Júnior, (22/Jan), houvesse o entendimento que os servidores que se enquadram no perfil serão aqueles com descontos igual ou superior a 70% dos salários, na reunião de hoje, o diretor de Crédito e Clientes, observou que não há definição de percentual mínimo estabelecido. “Quanto é esse percentual? Isso é cada um de um jeito. Um tem Cartão de crédito o outro não tem, um tem cheque especial ou outro não, um tem renegociação o outro não. Então não tem como falar assim: -Oh a regra é essa.”, afirmou Júnior.

Segundo Júnior, o BRB já identificou cerca de 900 servidores com superendividamento e esses, caso tenham interesse, poderão se beneficiar com o PRPE: “Nós estamos treinando 30 gerentes do Banco para atender esse pessoal, analisando cada um caso dos casos, ver quem vai ser enquadrado ou não, quem está realmente com comprometimento muito alto, e estamos já instruindo os nossos gerentes, nesse pagamento de agora, para atender e para resolver o problema até que  esse programa saia.”, disse ao observar: “Os gerentes vão entrar em contato com as pessoas que estão enquadrados com esse programa [PRPE].”.

Endividados, mas nem tanto

Ainda segundo Júnior, outro programa será criado, para atender os servidores do GDF, endividados com o BRB, mas que não estão em situação de superendividamento: “Vamos preparar uma outra área, para as pessoas que não estão enquadradas nesse Programa e, se sentem superendividados, que vai procurar essa área que vai ser lá na 509 Sul [(Asas Sul, Bairro de Brasília].”, disse.

Mas… E o salário de janeiro?

Presidente da CLDF, Celina Leão e diretor do BRB, Nilban, em reunião com servidores superendividados do GDF
Presidente da CLDF, Celina Leão e diretor do BRB, Nilban de Melo Júnior, em reunião com servidores superendividados do GDF – Foto: Kleber Karpov

Na reunião passada (21/Jan), intermediada por Celina Leão, o grupo entregou uma relação com aproximadamente 70 nomes de servidores do GDF que estão com descontos igual ou superior a 70% dos salários. Porém, a direção do BRB acordou com os trabalhadores, receber uma nova relação dos profissionais que não participaram da reunião.

A nova relação, com mais de 300 nomes, foi entregue, durante a reunião, nesta segunda-feira (25/jan), aos diretores do Banco. Com isso a direção do BRB se comprometeu a analisar os nomes e, constatado o superendividamento, não efetuar os descontos sobre o salário de janeiro, a ser pago até o quinto dia útil de fevereiro.

Terceira lista

Uma das coordenadoras do grupo, Elied Barbosa de Oliveira, conversou com a direção do BRB e obteve a concordância para o envio de uma terceira lista de servidores do GDF, de modo a poder incluir novos nomes e evitar o desconto abusivo, praticado pelo Banco, no pagamento de janeiro, até que possam aderir ao programa de recuepração financeira: “Algumas pessoas ficaram de fora desta lista, porém, conversei com o Sr. Alino e ele me passou o e-mail dele para que fizesse a lista III e enviasse a ele por e-mail. Lembrando que neste primeiro momento, serão vistos apenas os casos dos superendividados.”.

Nesse caso os servidores interessados devem acessar o grupo na rede social Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/groups/1658998591034783/ para poder contatar Elied Barbosa.

Pagamento de Janeiro

De acordo com a direção do BRB, para o caso do pagamentos de janeiro, quando for creditado na conta dos servidores, os descontos devem ocorrer normalmente. Nesses casos, os servidores superendividados devem se dirigir à agência, conversar com o gerente do Banco, que estará orientado pela diretoria do Banco e, devidamente, autorizado a estornar parte dos valores descontados.

Como surgiu o grupo

O surgimento da comunidade no Facebook sob a denominação: Servidores do GDF Reféns do BRB-BASTA!, composta de funcionários públicos do DF, ocorreu após um ato de coragem ou desespero de um agente carcerário. O trabalhador, que não terá o nome divulgado por Política Distrital, chamou atenção de colegas e deste Blog ao mencionar em outra comunidade, com aproximadamente 11 mil servidores do GDF, ao publicar (11/jan): “Já faz 5 meses que o BRB pega todo meu salário! Quase dando um tiro na cabeça!!”.

O post do servidor resultou na criação do novo grupo, que em uma semana soma cerca de 600 servidores que se declaram superendividados junto ao BRB.  Desde então, Política Distrital, publicou uma serie de matérias sobre o assunto e a presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão, comprou a briga desses profissionais e tem intermediado negociação junto ao Banco para que se chegue a uma solução para os profissionais do GDF.

Acompanhe as matérias

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever