27.5 C
Brasília
26 abr 2024 16:01


Superendividados que buscaram ajuda não terão descontos do BRB, em pagamento de janeiro

Medida dará fôlego a servidores do GDF até que possam aderir ao Programa de Recuperação Financeira

Por Kleber Karpov

Após se reunirem com a direção do Banco Regional de Brasília (BRB), por intermédio da presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Celina Leão (PDT), um grupo de cerca de 60 servidores do GDF, de uma comunidade de aproximadamente 150 superendividados, poderá respirar aliviados. O motivo é que o diretor de Governo e Produtos do BRB, Nilban de Melo Júnior, assumiu o compromisso de não efetuar o desconto sobre o pagamento de janeiro, a ser pago até o quinto dia útil de fevereiro, para pagamento de dívidas junto ao Banco.

De acordo com a informação repassada pela assessoria da Deputada, a medida deve atingir apenas a lista de servidores do GDF, encaminhados por Celina Leão, identificados pelo BRB, na condição de superendividados, com dedução sobre a folha de pagamento, superior a 70%.  A medida possibilitará que os trabalhadores, alguns com descontos de até 100% do salário, possam ‘respirar’ até que o banco lance oficialmente o Programa de Recuperação para Pessoas Endividadas (PRPE). A estimativa é que ocorra na segunda quinzena de fevereiro.

De acordo com exposição de Júnior, durante a reunião com Celina Leão e um grupo de 20 superendividados junto ao BRB, cerca de 1.000 correntistas têm mais de 70% dos salários comprometidos com dívidas junto à instituição bancária. Para esses servidores o Banco criou o PRPE. A ação vai de encontro ao anunciado por Celina Leão, em relação a pretensão de o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), criar uma iniciativa para ajudar os colaboradores do GDF a saírem do superendividamento.

Segundo a assessoria de Celina Leão, os demais servidores, que tem algum outro tipo de dívida com o BRB e estejam com descontos, exorbitantes, que ultrapassem os 30% de descontos previstos em Lei, mas não alcancem os 70% dos salários, esses deverão solicitar, caso tenham interesse, a adesão ao aderir ao PRPE, tão logo o Programa seja lançado. “Ele vai ligar de hoje para segunda feira e essas pessoas não terão descontos no pagamento esse mês. […] Isso é garantia dele [Júnior].”, afirmou o assessor da Deputada.

Entenda o caso

A provocação do BRB por Celina Leão aconteceu após um servidor do GDF, publicar em uma comunidade de 11 mil servidores públicos do DF, na rede social Facebook:  “Já faz 5 meses que o BRB pega todo meu salario! Quase dando um tiro na cabeça!!”.

Política Distrital fez uma série especial de reportagens BRB/Saldo Zero, e a deputada Celina Leão, tomou conhecimento e agendou uma reunião com os superendividados e posteriormente intermediou outra com a direção do BRB.

Acompanhe as matérias

Na Rede

Um grupo foi formado no aplicativo Whatsapp para tratar do problema. Nele a advogada, Fernanda Borges, dá assistência jurídica aos servidores, a psicóloga, Dalzi Neves, também colabora com suporte psicológico e a servidora Elied Oliveira, auxilia o grupo nas tomadas de decisões, uma vez que já passou por situação semelhante junto ao BRB.

Uma vez que o grupo no Whatsapp ficou pequeno, o grupo resolveu migrar para uma comunidade na rede social, Facebook. Os interessados que se encontrarem na mesma situação podem acessar a comunidade por meio do endereço: https://www.facebook.com/groups/1658998591034783/?fref=ts

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever