27.5 C
Brasília
26 abr 2024 19:46


HMIB ganha aparelho de Raio-X portátil

Novo equipamento melhora o diagnóstico e amplia o atendimento

Por Ana Luiza Greca da Cunha

Pacientes atendidos no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) contam, a partir de setembro, com aparelho de Raio-X odontológico portátil. O equipamento foi doado pela Receita Federal e trará mais agilidade ao atendimento.

Segundo a chefe da Odontologia do HMIB, Teresa Paula Vieira, a unidade atende uma média de 120 pacientes por mês, a maioria com doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite que são infecções sérias e que se não forem tratadas, podem causar a perda dentária. São 700 radiografias feitas mensalmente. O aparelho portátil possibilitará a ampliação do atendimento como, por exemplo, às crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou acamadas e que não podem se locomover à unidade para a realização dos exames.

“O equipamento é leve, de fácil manuseio e funciona com baterias recarregáveis. O aparelho facilitou o atendimento e aumentou a resolubilidade dos casos. Um melhor diagnóstico facilita o plano de tratamento”, relata Teresa.

O Raio X portátil, que proporciona conforto e segurança, também melhorará a assistência aos pacientes com necessidades especiais e usuários do Núcleo de Regional de Atenção Domiciliar Infantil (NRAD). A equipe multidisciplinar faz o acompanhamento, em casa, de 22 crianças que receberam alta hospitalar, mas ainda precisam de cuidados

“O aparelho com maleta e câmara escura portátil facilita o atendimento desses pacientes, sendo possível fazer o diagnóstico precoce de doenças dentárias, lesões por cáries, siso incluso, entre outras complicações”, explica a dentista Gislaine Ribeiro.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever