Por Kleber Karpov
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 1 de Águas Claras, 7 de Ceilândia e 1 do Paranoá são as mais procuradas pela população do Distrito Federal no período noturno. Um relatório da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com dados do Sistema InfoSaúde, mostra que essas três unidades somaram 89.474 atendimentos de janeiro de 2022 a outubro de 2024. O número está próximo de 90 mil, superando a média geral de serviços oferecidos à noite, que é de 12,99%.
Liderança no ranking
A UBS 7 de Ceilândia lidera o volume de atendimento no horário estendido, que ocorre entre 18h e 22h.
-
A UBS 7 de Ceilândia realizou 38.114 atendimentos noturnos, o que representa 24,55% do total da unidade.
-
A UBS 1 do Paranoá registrou 27.260 acolhimentos, equivalentes a 16,20% do total.
-
A UBS 1 de Águas Claras atendeu 24.100 pacientes, correspondendo a 18,45% da produção total.
A rede pública conta atualmente com 11 UBSs que estendem o funcionamento até as 22h, de segunda a sexta-feira.
Desafogando a emergência
O acolhimento noturno nas UBSs visa atender a demanda espontânea de pacientes com quadros agudos de menor complexidade, como febre, sintomas gripais, diarreia e náuseas.
Greice Daiane Fredes, enfermeira e responsável pela UBS 1 de Águas Claras, explica que a estratégia desafoga as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. “Ter essa porta aberta desafoga outras unidades e oferece um atendimento mais próximo da casa do paciente”, afirmou Fredes.

Fluxo de atendimento
Quadros agudos são queixas recentes, surgidas há dois ou três dias. Casos crônicos, com sintomas que perduram por mais de 10 a 15 dias, são encaminhados para investigação com a equipe de referência da UBS.
Qualquer pessoa com um quadro agudo pode ser acolhida em qualquer UBS com horário estendido, mesmo que não seja sua unidade de referência. Caso o problema não possa ser resolvido totalmente no local, a equipe faz o encaminhamento responsável para uma UPA ou hospital regional, com um relatório detalhado dos sintomas e da assistência prestada.
Benefício ao trabalhador
A ampliação do horário beneficia principalmente quem tem jornada de trabalho em horário comercial e não consegue buscar assistência durante o dia.
O enfermeiro Gustavo Soares, por exemplo, relatou que utiliza o serviço noturno com frequência para ele e sua família, incluindo a retirada de medicamentos para problemas cardíacos. A estudante Isabelle Moura também destacou a comodidade do horário estendido para questões que não são emergenciais.
Atendimentos noturnos
Informações sobre horários e o endereço das UBSs podem ser verificados no site da Secretaria de Saúde do DF
Para encontrar sua unidade de referência, definida pelo endereço de moradia, clique aqui
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










