Por Kleber Karpov
Governo do Brasil, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), informou que 99.012 trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial referente ao ano-base de 2023, com um montante de R$ 114,3 milhões disponíveis para retirada. O prazo final para o saque do benefício é 29 de dezembro de 2025. A partir de 05/Out, os trabalhadores poderão consultar o valor e a instituição bancária responsável pelo pagamento por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal GOV.BR.
Neste mês, o MTE iniciou o processamento de informações enviadas por prefeituras, o que permitirá o pagamento a servidores públicos que tiveram o benefício atrasado. Para esse grupo, o valor será creditado em 15 de outubro.
De um total de 25.450.222 de trabalhadores com direito ao abono neste ano, 24.708.366 já receberam, o que representa uma cobertura de 97,09% e um total de R$ 29,1 bilhões pagos.
Quem tem direito
Para ter direito ao Abono Salarial, o trabalhador precisa atender a critérios específicos. É necessário estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período trabalhado de empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP. Além disso, é preciso ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2021, e os dados devem ter sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Como sacar
O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Na Caixa, o crédito é feito preferencialmente em conta corrente, poupança ou Conta Digital. O valor também pode ser depositado na poupança social digital, movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem. Quem não possui conta pode sacar o benefício em agências, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes CAIXA Aqui.
No Banco do Brasil, o pagamento ocorre prioritariamente por crédito em conta bancária, transferência via TED ou PIX. Para quem não possui conta ou chave PIX, o saque pode ser feito diretamente nas agências. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais de atendimento do MTE e pelo telefone 158.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










