22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:21

TJDFT troca experiências com União Europeia sobre enfrentamento à violência doméstica

Na ocasião, foi debatido ainda o formulário de risco já utilizado pelo TJDFT há três anos

A juíza do TJDFT Luciana Lopes Rocha, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT – NJM, participou, na última quinta-feira, 17/01, de evento realizado na sede da Delegação da União Europeia no Brasil, destinado à promoção de intercâmbio sobre a política de enfrentamento à violência contra a mulher. Membros do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e representantes da UE debateram a possibilidade de troca de conhecimento por meio da capacitação de juízes e de agentes públicos envolvidos com o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e outros temas de interesse comum.

O encontro surgiu da necessidade de sensibilizar os magistrados para a importância da formação continuada e especializada em temas como igualdade de gênero, racismo e violência doméstica contra a mulher. Na ocasião, a juíza do TJDFT destacou que a formação especializada é um dos três pilares para o aprimoramento do Sistema de Justiça e para a efetivação nacional da Lei Maria da Penha, ao lado da efetividade do cumprimento das medidas protetivas de urgência e do tratamento psicossocial de mulheres e homens envolvidos em situação de violência doméstica e familiar.

Durante a reunião, foram abordadas ainda questões relacionadas ao Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida – FRIDA, fruto de um acordo de cooperação assinado no ano passado entre o CNJ, o Ministério dos Direitos Humanos – MDH e o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. O FRIDA ajudará na identificação dos riscos pelos quais passam uma mulher que enfrenta um episódio de violência e deverá ser replicado para os tribunais de todo o país. A juíza do TJDFT Luciana Lopes Rocha foi designada pelo CNJ para compor o grupo de trabalho destinado à criação e à implantação do modelo do FRIDA, conforme Portaria 164/2018 do CNJ.

No TJDFT, um questionário de avaliação de risco já é utilizado há três anos. O questionário é preenchido pelas vítimas, com o auxílio do agente policial, caso necessário, preferencialmente, no momento do registro do boletim de ocorrência, quando é colhido o depoimento da mulher, pela Polícia Civil. Segundo a juíza do TJDFT, o questionário foi construído pela rede distrital de enfrentamento à violência doméstica, sob coordenação do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, com o objetivo de assegurar a concretização do direito fundamental à segurança das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “Cuida-se de estratégia de avaliação de risco, numa perspectiva de gênero, que permite mapear os fatores de risco, reconhecer o perigo existente e favorecer a adoção pelo magistrado de medidas de intervenção, bem como de encaminhamentos à rede de proteção aplicáveis ao caso, capazes de minimizar os riscos de reiteração de violências graves ou potencialmente letais, contribuindo efetivamente para a proteção da mulher”, explica a magistrada.

Fonte: TJDFT Com informações de Agência CNJ de Notícias

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...