18.5 C
Brasília
21 mar 2026 04:06

TJDFT finaliza cálculos das superpreferências de precatórios por motivo de doença grave

Na última semana de abril, a Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre)  do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) finalizou os cálculos das superpreferências concedidas por motivo de doença grave. Agora, a Coorpre segue com providências para efetivar o pagamento dos credores, com processos apresentados até 2 de abril de 2024, conforme Resolução 303/2019 do CNJ e Nota 8 do Fórum Nacional de Precatórios.

Em relação à superpreferência por motivo de idade, a contadoria já iniciou os cálculos de atualização dos valores, a fim de viabilizar o pagamento dos credores cadastrados na lista que, atualmente, conta com 16.969 pessoas. A previsão é de que essa etapa do trabalho seja executada entre abril de 2025 e agosto de 2026.

A lista é montada automaticamente pelo sistema informatizado que faz a coleta dos dados objetivos – data de nascimento do credor, de autuação do precatório e natureza do crédito (alimentar) – e a ordena de forma cronológica, ou seja, do credor mais antigo para o mais recente, a fim de compor a lista dos credores de natureza alimentar com mais de 60 anos, conforme a Constituição Federal (artigo 100, §§2º e 3º e artigo 102 ADCT) e a Resolução 303/2019 do CNJ.

ATENÇÃO: os credores de precatórios superpreferenciais, especialmente os de doenças graves, devem manter os dados atualizados no processo, como a identificação da chave Pix para depósito dos valores. Para mais informações, a Coorpre orienta que sejam obtidas em fontes seguras, como o(a) advogado(a) que conduz o processo, a Defensoria Pública ou em atendimento na unidade, presencialmente ou acessando o Balcão Virtual.

FonteTJDFT

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...