22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:47

Telessaúde atenderá nova especialidade na próxima semana

Informações sobre o projeto foram apresentadas aos novos gestores da Saúde

Por Leandro Cipriano

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal que atuam na Atenção Primária, Secundária e Terciária participaram, nesta sexta-feira (22), de uma reunião sobre o processo de implementação do Núcleo de Telessaúde. A ferramenta facilita o contato entre os profissionais da Atenção Primária com os especialistas, auxilia no diagnóstico e possibilita o acesso mais rápido ao tratamento.

Informações sobre o projeto foram apresentadas aos novos gestores da pasta, bem como os avanços da iniciativa, que, na próxima semana, trabalhará também com a especialidade de Neurologia em todas as regiões de saúde. Desde o ano passado, o Telessaúde atuava no Distrito Federal apenas nas áreas de Cardiologia e Endocrinologia.

Segundo o palestrante e coordenador do Núcleo de Telessaúde no DF, Rodrigo Wilson de Souza, o atendimento em Neurologia começou a funcionar, como piloto, este ano, na Região de Saúde Sudoeste, que engloba Taguatinga, Vicente Pires, Recanto das Emas e Samambaia. A previsão é de que uma quarta especialidade também seja acrescentada aos serviços, mas ainda está em discussão com a Secretaria de Saúde.

“Estamos em um momento que vamos gerar uma nova especialidade no DF. A partir da semana que vem, começaremos a fazer a regulação da Neurologia adulta. Esse é um momento oportuno para fazer a divulgação e o resgate do projeto para os novos gestores, e apresentar os dados parciais, uma vez que começou em 2018”, informou o coordenador.

Informações

Desde o início do projeto-piloto até o momento, já foram realizadas 19.806 avaliações de regulação no DF. Além disso, no trabalho de campo da equipe do Telessaúde, foram feitos 52 contatos de engajamento por telefone com gerentes e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a visita pessoal em 21 unidades de saúde. Ao todo, 142 equipes de Estratégia Saúde da Família foram abordadas durante as visitas.

Outro ponto destacado por Rodrigo Wilson é a possibilidade de o Núcleo de Telessaúde no Distrito Federal ter uma base na sede da Secretaria de Saúde. “A expectativa é que, entre o final de abril e início de maio, já tenhamos um espaço dentro da pasta”, previu.

Engajamento

De acordo com o coordenador do núcleo no DF, um dos grandes objetivos da reunião é promover o engajamento dos gestores no projeto, “para que divulguem a ferramenta nas regiões de saúde e criem estratégias para aumentar a participação dos médicos de família e equipes no Telessaúde”.

Isso é necessário porque, das 19.806 avaliações de regulação realizadas no DF, constatou-se que apenas 20% dos encaminhamentos feitos pelos médicos foram aprovados de primeira vez. O maior empecilho tem sido a falta de informação detalhada nos encaminhamentos feitos pelos profissionais de saúde aos especialistas teleconsultores.

“Quando se colocam diretores da Atenção Primária, Secundária e de hospitais em uma mesma sala, é para que todos estejam no mesmo passo. A regulação é uma etapa importante para atenção ambulatorial e especializada. Então, trazer gestores novos é necessário para ajustarmos isso”, explica Eliene Sousa, coordenadora de Atenção Secundária e Serviços Integrados da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde.

Projeto

O Telessaúde faz parte do projeto Regula Mais Brasil, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde.

Basicamente, o projeto oferece suporte aos profissionais da Atenção Primária, com a possibilidade de médicos de família e comunidade ligarem para teleconsultores e tirarem suas dúvidas durante o atendimento. Com isso, é possível evitar encaminhamentos desnecessários de pacientes para o nível secundário de atenção.

“O grande impacto do projeto é para o usuário, que vai ter o problema dele resolvido, seja pelo especialista, seja pelo médico de família na UBS onde ele é atendido”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Telessaúde no DF.

O serviço de telemedicina funciona em Porto Alegre, Belo Horizonte e Distrito Federal. Em janeiro, um canal de telecomunicação para o projeto foi aberto, no telefone 0800 644 6543. No momento, a previsão é de que o sistema comece a funcionar em mais duas capitais ainda em 2019.

Fonte: Agência Saúde

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...