Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde recebeu, na segunda-feira (13/Out), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento de pacientes com câncer de mama. A remessa, com 11.978 unidades, foi entregue no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e faz parte de um total de quatro lotes previstos para serem entregues até junho do próximo ano.
Avanço na oncologia
O medicamento é indicado para pacientes com câncer de mama do tipo HER2-positivo em estágio 3, que apresentam resquícios da doença mesmo após o tratamento quimioterápico inicial. Com um investimento de R$ 159,3 milhões, o governo federal adquiriu 34,4 mil frascos-ampola do fármaco, que serão repassados às secretarias estaduais de Saúde para distribuição. A expectativa é que 1.144 pacientes sejam beneficiadas em 2025.
O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, celebrou a chegada do insumo.
“É gigantesco o avanço para a oncologia nacional. É uma medicação que vai reduzir em 50% a mortalidade das pacientes que têm HER2- positivo, que é um tipo de câncer de mama. É uma grande vitória do povo brasileiro. O Ministério da Saúde fica orgulhoso de poder estar fazendo essa entrega hoje dentro do Outubro Rosa.”
Redução da mortalidade
Carvalheira explicou que o medicamento representa uma nova etapa no tratamento para pacientes que não responderam completamente à terapia inicial.
“Nas pacientes que ficam com restos tumorais, no câncer de mama, você pode colocar [esse medicamento] agora à disposição para fazer um novo tratamento. Ele garante 50% de redução de mortalidade, 50% menos recidiva local, é realmente um grande avanço, é diminuição de mortalidade.”
A previsão, segundo o diretor, é que o trastuzumabe entansina esteja disponível para as pacientes na rede pública de saúde a partir do final de outubro e início de novembro. As próximas entregas do medicamento estão agendadas para dezembro deste ano, e março e junho de 2025.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










