STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

Decisão da 1ª Turma confirma determinação de Alexandre de Moraes após tentativa de violação de monitoramento eletrônico

Por Kleber Karpov

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (24/Nov). O julgamento ocorreu em sessão virtual extraordinária e ratificou a determinação do relator, ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro encontra-se detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde o último sábado (22).

Violação e risco de fuga

A medida cautelar decorre da tentativa do ex-presidente de violar a tornozeleira eletrônica com o uso de um ferro de solda. Durante a audiência de custódia, a defesa alegou que o ato resultou de um quadro de “paranoia” provocado pela interação medicamentosa. O ministro Alexandre de Moraes, no entanto, apontou a intenção de fuga como justificativa para o encarceramento.

O magistrado citou ainda a convocação de uma vigília pelo senador Flávio Bolsonaro em frente à residência do pai, no Jardim Botânico. Segundo Moraes, a movimentação poderia facilitar uma eventual evasão em meio à confusão causada pela manifestação.

“A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, escreveu o ministro.

Votos e contexto penal

O ministro Flávio Dino acompanhou o relator e anexou voto escrito no qual classificou a vigília em área residencial como uma ameaça à ordem pública. Dino mencionou a fuga recente do deputado Alexandre Ramagem para os Estados Unidos como um agravante para a análise do risco.

Dino afirmou que as tentativas de evasão e a postura dos envolvidos compõem um “deplorável ecossistema criminoso”. Os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin seguiram o voto do relator na íntegra, sem a apresentação de votos escritos adicionais.

Jair Bolsonaro recebeu condenação da Primeira Turma em setembro, com pena fixada em 27 anos e três meses de reclusão. O tribunal o considerou culpado por liderar uma organização criminosa com o objetivo de executar um golpe de Estado após as eleições de 2022. A defesa teve pedidos anteriores de prisão domiciliar humanitária rejeitados pela Corte.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...

Concurso para delegado de polícia abre inscrições nesta quinta-feira (7)

Por Kleber Karpov As inscrições para o concurso público da...

IGESDF abre seleção para médico otorrinolaringologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão entrega 85 novos ônibus elétricos à cidade

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Eleições 2026: Prazo para regularização de título eleitoral termina nesta quarta-feira (6)

Por Kleber Karpov Eleitores do Distrito Federal têm até esta...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...