Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF faz relato de visita a unidades de Saúde de Goiás em Audiência Pública no Senado

Hospitais geridos por Organizações Sociais em Goiás transformam Atenção Primária em um caos, afirma Sindicato.

Por Kleber Karpov

Durante Audiência Pública promovida por senador, Hélio José (PMB)(10/Dez), realizada para debater a Atenção Primária em Saúde (APS) o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Jorge Vianna, exibiu um vídeo de viagem realizada a Goiânia (GO), para mostrar o impacto que a gestão de hospitais por Organizações Sociais (OSs) geram na APS.

Vianna relatou que a direção do Sindate-DF viajou para Goiânia (GO) (7/Dez) para conhecer as realidades vividas nas diversas unidades de Saúde naquele Estado para apurar denúncias de políticos, sindicatos, trabalhadores e usuários  da Saúde Pública da capital goiana e “ver com os próprios olhos” que a gestão de OSS: “Por trás da imagem que tentam vender,  cria um gargalo na Atenção Primária.”.

Ao Política Distrital, Viana explicou que os hospitais geridos por OSs, a exemplo do Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO), vinculados ao Estado, são unidades com limitações de atendimento que só recebem pacientes em casos de emergência.

“O governo utiliza as OSS para atender apenas os casos de urgências e emergências, por isso estão sempre vazios pois estão transferindo, aos municípios, a responsabilidade pelo atendimento da Atenção Primária. Eles estão colocando os pacientes para serem atendidos nos e CAIS que são os Centros de Atendimento Integral em Saúde, que estão sob a responsabilidade dos municípios. Ou seja o Estado de Goiás está gerindo a Saúde com as OSS ‘bonitinhas’, mas na outra ponta, na Atenção Primária, a população tem as mesmas dificuldades que os usuários do DF para conseguir atendimento. Isso, certamente não deve ter sido mostrado ao governador Rollemberg (SIC).”, provocou Vianna.

Outros problemas em Goiás

O Sindicalista aponta ainda outros problemas encontrados em relação aos profissionais de saúde que atuam em Goiás, a exemplo de desvios de funções de servidores, redução de carga horária dos trabalhadores, denúncias de supostas práticas de corrupção, concessão de termos aditivos superiores aos valores originalmente contratados.

Hospital da Criança de Brasília

Vianna lembrou ainda que uma das referências levantadas pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), por Organização Social que serve de modelo no DF, está sob investigação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), por uma série de irregularidades, desde a habilitação do Instituto do Câncer e Pediatria Especializada (Icipe), na condição de OSs, gestora do Hospital da Criança de Brasília.

Confira o vídeo gravado por Sindate-DF em Goiás

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...