19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:25

Sindate-DF ratifica compromisso de devolver à categoria desconto de contribuição sindical compulsória praticado pelo SindSaúde-DF

Anúncio ocorre após sindicatos ligados à Saúde do DF receberem contribuições em acordo homologado pela Justiça, decorrente de acordo proposto, em 2024, por parte do SindSaúde-DF

Por Kleber Karpov

Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) e o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Newton Batista, ratificaram o compromisso assumido em 2018, de retornar à categoria, os valores descontados compulsoriamente nos contracheques dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por força de ação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF).

A manifestação ocorreu, após as redes sociais serem movimentadas em relação ao recebimento, por parte de entidades sindicais da saúde, de montante referente as contribuições sindicais descontadas dos servidores da SES-DF em 2018. Isso após o SindSaúde-DF propor acordo em juízo, em 2024, de repassar de forma voluntária,  parte da contribuição sindical descontada compulsoriamente aos sindicatos de acordo com as categorias representadas.

Confira os valores negociados:

Fonte: Reprodução

“O dinheiro é de vocês”

Na condição de diretor licenciado do Sindate-DF, Vianna juntamente com Batista, na postagem nas redes sociais, voltaram a reafirmar a promessa realizada em 2018 em relação aos descontos compulsórios praticados por parte do SindSaúde-DF, sobre a propriedade do dinheiro.

“Já falei isso antes: o dinheiro é de vocês e vai voltar para vocês. Não tenho dúvida, trabalhamos com honestidade. Não queremos nada do trabalhador. Pelo contrário, queremos que o trabalhador sempre tenha vantagem.”, disse Vianna.

Newton Batista por sua vez, explicou que o Sindate-DF deve realizar uma assembleia onde a categoria deve deliberar sobre os recursos. “Nós do Sindate, a direção, principalmente o Jorge e eu, sempre tivemos muita responsabilidade, principalmente no quesito informação, com relação à parte financeira. Então, pessoal, vamos marcar uma assembleia, tá? Fiquem atentos às redes sociais oficiais e aos canais oficiais do Sindate. Lá, divulgaremos o dia, o horário e o local da assembleia.”.

Lista fake

Vianna no entanto chamou atenção para a necessidade de agir com cautela. Um dos motivos é a circulação de haver uma “lista fake”, de nomes de supostos beneficiados. “Inclusive, está circulando uma lista fake. Por quê? Porque lá nessa lista constam desde o primeiro servidor da Secretaria de Saúde até o último que foi contratado recentemente. Então, parece que existe alguém querendo tumultuar e prejudicar, principalmente, a imagem do Sindate.”

Cautela

O deputado abordou ainda a necessidade de o Sindicato levantar a relação de servidores a serem beneficiados, uma vez que o Sindate-DF não dispõe da relação de profissionais de saúde pessoas que tiveram os descontos compulsórios. “Só lembrando o seguinte: a coisa não é tão simples assim, porque os descontos foram feitos no contracheque, e ainda não temos acesso aos contracheques ou à lista de pessoas. Ou seja, está tudo muito confuso.”

Entenda o caso

Em 28 de março de 2018 a SES-DF informou as entidades sindicais sobre a decisão da Justiça de realização de desconto de contribuição sindical compulsória, face a decisão transitado em julgado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ação essa movida por parte do SindSaúde-DF ainda em 2009, no processo No 114.9053/2009. O SindSaúde-DF receber e equivalente a um dia de trabalho, compulsoriamente, ao longo de seis anos, durante os anos de 2012 a 2017.

Com o anúncio do SES-DF, caso amplamente coberto por PDNews, as entidades sindicais envolvidas, à época, ingressaram com ação para tentar barrar a iniciativa do SindSaúde-DF. Esse, por sua vez, ajuizou uma nova ação, no 6.1601-6/2014, no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), em que pediu o reconhecimento de unicidade sindical, de modo a figurar na condição de único representante de todos os servidores da Saúde da SES-DF. Tentativa essa julgada improcedente, tanto em primeira, quanto em segunda instância.

Com o litígio, embora os recursos tenham sido descontados das folhas de pagamentos de todos os servidores da Saúde do DF, tais recursos foram depositados em conta judicial, e ficaram retidos até que o julgamento dos méritos das ações. O caso chegou a envolver, à época, a própria Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional DF (OAB-DF).

Sem acesso aos recursos, uma intervenção a bater a porta, atrasos de salários de funcionários e com muitos B.O.s criminais para lidar, Marli Rodrigues propôs acordo, aceito por parte dos Sindicatos e homologado pela Justiça em 2024, valores esses repassados aos sindicatos recentemente.

Com a devolução, o SindSaúde pode ficar com cerca de R$ 18 milhões. No entanto, com dezenas de ações em execução na Justiça, a última decisão do juiz, ao homologar o acordo foi de manter retido o valor remanescente para realização de pagamento de tais demandas judiciais.

Veja o anúncio da SES-DF à época:




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...