Por Kleber Karpov
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu arquivar, na quarta-feira (5/Mar), o inquérito de apuração da suposta omissão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A decisão ocorreu após o procurador-geral da Procuradoria Geral da República (PGR), Paulo Gonet, dar parecer favorável ao arquivamento do inquérito. Na última semana, o PGR pediu o arquivamento, por chegar à conclusão da inexistência de provas sobre eventual omissão de Rocha, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento deste inquérito em relação às condutas de Ibaneis Rocha Barros Júnior”, apontou Moraes na decisão.
Parecer da PGR
Gonet foi categórico ao afirmar a participação e omissão das forças de segurança do DF, segundo relatórios da Polícia Federal (PF), apontou “omissão e conivência criminosa por parte das autoridades e dos agentes das forças de segurança pública”. Porém, o PGR foi enfático que os fatos até o momento investigados não corroboram com eventual participação de Rocha nos atos golpistas.
Posições essas de Gonet, embasadas ainda nas investigações da Polícia Federal (PF) que também apontaram ausência de indícios de participação de Rocha, e que o governador agiu para impedir a repressão aos golpistas.

Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.