20.5 C
Brasília
13 jul 2025 14:42

Sindate denuncia SES-DF na CLDF e solicita audiência pública para apresentar dados da pesquisa Saúde do Trabalhador

Após denúncia feita pelas diretoras do Sindate à Comissão de Educação Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em relação a sobrecarga de trabalho nos hospitais regionais do DF, o Sindate ganhou espaço para fala na reunião da Comissão de Saúde, que ocorreu na quarta-feira (22/11), sobre a Pesquisa Saúde do trabalhador desenvolvida pela entidade, que mostra dados estatísticos de como anda a real situação do profissional técnico em enfermagem dentro das unidades de saúde.

A apresentação foi feita pelo vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, que na ocasião levou informações importantes que comprovaram o que o sindicato estava falando, como por exemplo, a falta de servidores e a sobrecarga de trabalho nos hospitais que vem fazendo com que os profissionais adoeçam, emitam grande número de atestados, e procurem atendimento na rede privada.

Viana aproveitou a oportunidade dada pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Wasny de Roure (PT), e falou sobre a Portaria nº 386/2017 que exclui o atendimento nas emergências dos pacientes classificados como verdes e azuis, além de ter questionado também a Portaria nº 408/2017 que regulamenta 6 pacientes para um técnico em enfermagem nas emergências.

O sindicalista criticou as portarias da Secretaria de Saúde, e afirmou que iria cobrar a aplicabilidade da portaria em questão, uma vez que, de acordo com o representante sindical, hoje não existe nenhuma emergência que não tenha, pelo menos, 20 pacientes para cada técnico em enfermagem.

Ao final de sua fala, Vianna solicitou da Comissão de Saúde que fosse marcada uma audiência pública para que o Sindate pudesse apresentar os dados estatísticos do resultado da Pesquisa realizada pelo sindicato e que assim houvesse um debate com as autoridades públicas sobre a falta de saúde para os profissionais que cuidam da saúde de outras pessoas.

O deputado Wasny de Roure agradeceu a apresentação do sindicato e acolheu o pedido e afirmou que fará os desdobramentos relacionado ao que foi solicitado pelo Sindate, e em breve dará uma resposta.

Assista ao vídeo abaixo e veja como foi a apresentação

Fonte: Sindate-DF

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Vaquinha Online: Campanha pede apoio para ajudar custear cirurgia de urgência de jornalista do DF

Por Kleber Karpov Colegas da jornalista Francine Marquez, de Brasília,...

Somos contrários, mas aplaudimos a taxação de Trump contra o povo brasileiro?

Por Kleber Karpov Estranhamente, um vídeo gravado publicado nas redes...

Destaques

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Festival Itinerante da Juventude Negra está com inscrições abertas em quatro regiões do DF

Por Thaís Umbelino Com foco na arte, na juventude e...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Celina Leão entrega ampliação de espaço da Escola Classe 614 em Samambaia realizada com blocos modulares

Por Thaís Miranda e Thaís Umbelino A comunidade de Samambaia...