Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inaugurou, nesta quarta-feira (22/Out), novos parquinhos no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) de Taguatinga. A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, participou da entrega dos espaços, destinados a contribuir com o tratamento de crianças internadas e assistidas nas unidades.
Humanização e Cura

“Entregamos esses parquinhos para contribuir com o tratamento de crianças que estão internadas. Acredito que um ambiente como esse acelera o processo de cura, porque brincadeira de criança é coisa séria”, afirmou a primeira-dama.
Os novos espaços são equipados com torres, escadas, rampa, tobogã e carrossel. Para Taiane Santos, 26 anos, mãe do pequeno Apollo Valentin, o parque auxiliará no tratamento do filho, que tem síndrome de down. “Meu filho ficou em isolamento por muito tempo. Ter esse espaço para interação com outras crianças é muito importante. Nos sentimos ainda mais acolhidos aqui agora”.
Brincar Terapêutico
De acordo com a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, o parquinho do Capsi de Taguatinga vai qualificar o atendimento oferecido à população infantojuvenil. “O brincar é terapêutico para as crianças com sofrimento psíquico. Estamos muito felizes com essa entrega para a população”.
Além das unidades do Capsi e HRT em Taguatinga, foram instalados parquinhos no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e no Hospital da Região Leste (HRL). A Policlínica do Gama, os Capsi do Recanto das Emas, Sobradinho, Asa Norte e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 do Arapoanga também receberam os equipamentos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










