Saúde do DF perdeu quatro mil servidores em um ano

As baixas no funcionalismo da saúde do Distrito Federal teriam ocorrido no período de um ano, entre 2014 e 2015.

O exemplo mais contundente é a categoria dos técnicos em enfermagem que perdeu 15 mil horas de sua força de trabalho.

O déficit é de aproximadamente 62 mil horas da mão de obra implantada nos quadros da pasta.

Os dados são oficiais da própria pasta, entre os motivos para a perda da força de trabalho na saúde está – aposentadoria, vacância, demissões, exonerações – que a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGETES) levantou.

O Secretário de Saúde, Fábio Gondim, solicitou à governança do governo a reposição imediata desses recursos humanos.

O DF ultrapassou o limite prudencial de gasto com pessoal e sofre restrição à concessão de reajustes, só os aumentos determinados por contratos e pela Justiça são autorizados.

A reposição de funcionários para saúde, educação e  segurança estão autorizados, apenas no caso de vacância.

“Provei para a governança que com quatro mil recursos humanos negativos a conta não fecha.” “Espero repor esse déficit até fevereiro. Tenho comigo que em 2016 teremos dias melhores para os usuários e servidores do SUS.”, afirmou Fábio Gondim.

Fonte: Em Defesa da Saúde

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...