Crise faz 13 estados e o DF estourarem limite de gastos com pessoal

Por Wellton Máximo

A crise econômica está tendo forte impacto sobre as contas das unidades da Federação. Com a arrecadação reduzida e atrelados a acordos de reajustes salariais, 13 estados e o Distrito Federal estão estourando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal para as despesas com o funcionalismo local, segundo levantamento feito pela Agência Brasil com base em relatórios enviados pelos governos estaduais ao Tesouro Nacional.

A situação está mais crítica em Alagoas, no Distrito Federal, em Mato Grosso, na Paraíba, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e no Tocantins, que ultrapassaram o limite máximo de 49% da receita corrente líquida (RCL) nos gastos com o funcionalismo público até agosto, último dado disponível. Sete estados – Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe – ultrapassaram o limite prudencial, 46,55% da RCL, e já sofrem algumas sanções.

Se for levado em conta o limite de alerta (44,10%), o número de unidades da Federação com altas despesas no funcionalismo público aumenta para 21, com a inclusão do Acre, Amapá, da Bahia, do Ceará,  Espírito Santo, Piauí e de São Paulo. O limite de alerta, no entanto, não implica sanções, apenas autoriza os tribunais de Contas estaduais e do DF a fazer uma advertência aos governadores.

Os estados que ultrapassam o limite prudencial sofrem restrições à concessão de reajustes (apenas os aumentos determinados por contratos e pela Justiça são autorizados), à contratação de pessoal (exceto reposição de funcionários na saúde, na educação e na segurança), ao pagamento de horas-extras e ficam proibidos de alterar estruturas de carreiras. Quem estoura o limite máximo, além das sanções anteriores, fica proibido de contrair financiamentos, de conseguir garantias de outras unidades da Federação para linhas de crédito e de obter transferências voluntárias.

Os números mostram a deterioração das contas estaduais nos últimos meses. Em dezembro de 2014, apenas Alagoas, a Paraíba, Sergipe e o Tocantins ultrapassavam o limite máximo. o Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina tinham estourado o limite prudencial. o Acre, Amapá, Amazonas, a Bahia, Goiás, Mato Grosso, o Pará, Pernambuco, o Piauí e Rio Grande do Sul estavam acima do limite de alerta. A maior alta ocorreu no Rio Grande do Norte, cujos gastos com o funcionalismo saltaram de 48,87% (acima do limite prudencial) no fim de 2014 para 54,17% (acima do limite máximo) em agosto deste ano.

No entanto, alguns estados conseguiram apresentar melhora em um ano de crise. Sergipe, que estava acima do limite máximo em agosto de 2014, conseguiu diminuir o peso dos gastos com os servidores, embora o estado ainda esteja acima do limite prudencial. O Rio de Janeiro conseguiu obter uma leve diminuição, de 33,31% para 33,27%. Apesar de continuar acima do limite máximo, Alagoas também conseguiu conter os gastos com o funcionalismo entre dezembro de 2014 e abril deste ano. O Tesouro Nacional ainda não homologou os dados do estado referentes a agosto.

O levantamento não incluiu Mato Grosso do Sul. Em dezembro do ano passado, o estado gastava 38,6% da RCL com o funcionalismo, bastante abaixo do limite de alerta. Embora o governo do estado tenha enviado os relatórios de Gestão Fiscal deste ano, os documentos não foram homologados pelo Tesouro até agora.

Gastos das Unidades da Federação com pessoal

Fonte: Agência Brasil

Covid-19: Egresso da Medicina, vereador Dr. Caseiro condena campanhas antivacinas

Por Kleber Karpov O vereador de Santos e médico infectologista...

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Celina faz mudança na Secretaria de Educação após queda no IDEB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Atraso na ampliação do teste do pezinho dificulta diagnóstico da AME

Por Kleber Karpov No mês de conscientização sobre a Atrofia...

Paulistanos enfrentam filas para tomar vacina contra sarampo

Por Kleber Karpov Moradores da cidade de São Paulo que...

Lei cria política de saúde bucal para pessoas com deficiência no DF

Por Kleber Karpov A Lei nº 7.936/2026, que institui a...

Destaques

Covid-19: Egresso da Medicina, vereador Dr. Caseiro condena campanhas antivacinas

Por Kleber Karpov O vereador de Santos e médico infectologista...

É área pública? Pergunta Celina Leão sobre problema de iluminação, de 20 anos, solucionado em 24 horas

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Com decisão impeditiva anterior, Moraes nega permissão de Bolsonaro para receber filhos no Dia dos Pais

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Celina faz mudança na Secretaria de Educação após queda no IDEB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...