Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), a campanha Setembro em Flor. A iniciativa é voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico, com ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. As atividades serão realizadas durante todo o mês de setembro.
Exames e Vacinação são prioridades

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem anualmente diagnósticos de câncer ginecológico, sendo mais de 16 mil casos apenas de câncer de colo uterino. A doença é detectada pelo exame citopatológico, conhecido como papanicolau ou exame preventivo, ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede SES-DF. Gradualmente, o exame será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, considerado um avanço no rastreamento do câncer de colo do útero.
A campanha também destaca a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), o maior causador do câncer de colo de útero. O imunizante está disponível gratuitamente nas unidades da SES-DF para meninas e meninos de 9 a 14 anos. De forma excepcional, até dezembro deste ano, jovens entre 15 e 19 anos também poderão receber a dose. A vacina é ainda indicada para pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou aids, pacientes transplantados e pacientes oncológicos.
A médica oncologista ginecológica da SES-DF, Rayane Cardoso, afirma que a abordagem abrangente é necessária no cuidado da saúde feminina. “O acompanhamento ginecológico é fundamental para a prevenção de cânceres passíveis de rastreio”, frisou. A programação completa de eventos da Secretaria de Saúde será divulgada para chamar a atenção para o tema durante o mês de setembro.
Programação:

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













