Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), a campanha Setembro em Flor. A iniciativa é voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico, com ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. As atividades serão realizadas durante todo o mês de setembro.
Exames e Vacinação são prioridades

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem anualmente diagnósticos de câncer ginecológico, sendo mais de 16 mil casos apenas de câncer de colo uterino. A doença é detectada pelo exame citopatológico, conhecido como papanicolau ou exame preventivo, ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede SES-DF. Gradualmente, o exame será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, considerado um avanço no rastreamento do câncer de colo do útero.
A campanha também destaca a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), o maior causador do câncer de colo de útero. O imunizante está disponível gratuitamente nas unidades da SES-DF para meninas e meninos de 9 a 14 anos. De forma excepcional, até dezembro deste ano, jovens entre 15 e 19 anos também poderão receber a dose. A vacina é ainda indicada para pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou aids, pacientes transplantados e pacientes oncológicos.
A médica oncologista ginecológica da SES-DF, Rayane Cardoso, afirma que a abordagem abrangente é necessária no cuidado da saúde feminina. “O acompanhamento ginecológico é fundamental para a prevenção de cânceres passíveis de rastreio”, frisou. A programação completa de eventos da Secretaria de Saúde será divulgada para chamar a atenção para o tema durante o mês de setembro.
Programação:

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










