20.5 C
Brasília
07 mar 2026 21:53

São Paulo confirma primeiro caso de superfungo Candida auris

Paciente está internado em Campinas

Por Camila Boehm

O estado de São Paulo confirmou o seu primeiro caso do superfungo Candida auris em um paciente neonatal do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na cidade de Campinas.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a presença do fungo foi detectada no dia 18 de maio, após exames realizados em um paciente, que está sendo acompanhado por equipe médica, tendo boa evolução clínica. O nome dele não foi informado.

Agente patológico

Em nota, o estado informou que, até o momento, nenhum profissional ou outro paciente foi diagnosticado com o agente patológico e que a unidade seguirá com novos rastreamentos e reforço das medidas já adotadas.

“Todas as medidas de contenção da disseminação estão sendo adotadas, com ampla investigação em relação aos profissionais e pacientes do hospital”, informa o comunicado.

Segundo o Ministério da Saúde, o superfungo Candida auris foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão.

A levedura – tipo de fungo que possui apenas uma célula – causa grande preocupação nas autoridades sanitárias por ser resistente diante da maioria dos fungicidas existentes. Em alguns casos, a todos. Isso levou a espécie a receber o apelido de superfungo.

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Destaques

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CNU 2025: prazo para convocado do Concurso Público confirmar interesse em vaga começa neste sábado (7)

Por Kleber Karpov O prazo para 102 candidatos convocados na...

MS leva unidades móveis do Agora Tem Especialistas às áreas afetadas por chuvas em Minas Gerais

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...