Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) montará um esquema especial de atendimento na Esplanada dos Ministérios neste domingo (07/Set), durante o desfile da Independência do Brasil. A operação visa oferecer suporte preventivo e pré-hospitalar aos participantes e ao público presente no evento, com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-DF).
Estrutura de atendimento
Um posto médico avançado será instalado no estacionamento ao lado da Cúria Metropolitana de Brasília, equipado com recursos materiais e humanos para atender a emergências. A estrutura contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. O SAMU-DF disponibilizará seis motolâncias, uma viatura de suporte avançado, duas de suporte básico e duas de intervenção rápida para garantir agilidade em eventuais incidentes.
Em casos que exijam atendimento hospitalar, os pacientes serão encaminhados prioritariamente para os hospitais de Base (HBDF) e Regional da Asa Norte (Hran), além do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e do Hospital Regional do Guará (HRGu). As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e São Sebastião também servirão de retaguarda.
Os serviços de urgência e emergência de todos os hospitais regionais, UPAs e a Casa de Parto de São Sebastião funcionarão em regime de plantão de 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios e policlínicas estarão fechados no domingo, retomando as atividades na segunda-feira (8).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










