Por Kleber Karpov
A revitalização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, avança. Iniciado em agosto, o serviço inclui melhorias estruturais no piso, teto, paredes, e nas redes elétrica, hidráulica, de gases (oxigênio, ar comprimido e vácuo) e no sistema de climatização. A expectativa é que as adequações tragam mais agilidade à realização de cirurgias complexas, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF).
O HRL é referência em procedimentos ortopédicos de alta complexidade, como cirurgias na mão e na coluna vertebral, e recebe vítimas de trauma. A superintendente da Região Leste de Saúde, Maria de Lourdes Castelo Branco, afirma que a revitalização ampliará o volume cirúrgico da unidade, otimizando o fluxo para ter uma retaguarda de leitos. As melhorias na estrutura coincidem com a chegada de mais anestesistas.
Reforma e organização

Embora a unidade permaneça com dez leitos de UTI, o novo ambiente, mais confortável e adequado a especificações técnicas, permitirá a instalação de novos equipamentos. A equipe multiprofissional, composta por 70 servidores, terá um espaço mais propício para o trabalho.
A unidade também tem recebido equipamentos para cirurgias e feito adequações de gestão de treinamento. Um exemplo é o projeto Telescope II, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.
Enquanto os serviços de revitalização ocorrem, o HRL opera com cinco leitos de UTI, em um espaço adaptado. O chefe do setor, Sidney Sotero, destaca que a mudança só foi possível graças aos contratos firmados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para a ocupação de leitos em hospitais da rede privada. Sotero explica que a pressão assistencial no HRL “sempre teve uma pressão assistencial muito grande, por ser um centro de trauma e referência para cirurgias de coluna e de mão”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










