19.5 C
Brasília
03 fev 2026 21:16

Rafael Prudente consegue apoio da bancada federal do MDB para preservar o Fundo Constitucional do DF

Segundo Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, manutenção do Fundo Constitucional do DF deve ser mantida

O Deputado Rafael Prudente (MDB-DF) conseguiu nesta terça-feira (03), um importante apoio para manter o Fundo Constitucional do Distrito Federal. Depois de conversar com toda a bancada do MDB o deputado e o presidente Nacional do partido, Baleia Rossi, anunciaram a defesa do Fundo Constitucional.

“O MDB vai colaborar na aprovação do pacote de corte de gastos, acho que é um sinal importante que a gente dá para a economia, que a gente dá confiança no país. Agora, nós entendemos que o Fundo Constitucional tem que ser preservado. Porque ele foi criado exatamente para que o Distrito Federal pudesse ter as condições de cuidar de quem mora aqui e vive aqui no DF. Então, essa é a posição do MDB”, afirmou Baleia Rossi.

A equipe econômica do Governo Federal defende que o rendimento do Fundo seja feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando a inflação. Com isso, o FCDF deixaria de ser corrigido com base na variação da Receita Corrente Líquida (RCL).

O deputado Rafael Prudente explicou que o cálculo do secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz Júnior, é de que a mudança no cálculo de reajuste do FCDF irá gerar uma perda de receita de aproximadamente R$ 12 bilhões nos próximos 15 anos.

“Temos que preservar nosso Fundo Constitucional, ele corresponde a 40% do orçamento do DF e garante os recursos para manter parte segurança pública , saúde e educação da capital do país. Vamos trabalhar forte para derrubar no plenário qualquer medida que possa prejudicar o Fundo Constitucional”, disse Rafael Prudente.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e o deputado Rafael Prudente, vão se reunir nesta quarta-feira com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a manutenção do FCDF.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...