Projeto da CLDF propõe reinserção de pais e responsáveis por pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A proposta do deputado Robério Negreiros propõe que seja estabelecida priorização ao acesso dos pais e responsáveis nos cursos ofertados pelo Poder Público

É bem comum ouvirmos histórias de pais e responsáveis legais por pessoas com deficiência (PCDs) que acabam perdendo seus empregos e mesmo suas vidas pessoais para ficarem com os filhos que demandam cuidados especiais. A situação se agrava ainda mais quando essas famílias, em caso de falecimento do ente com deficiência, além da dor da perda, precisam encarar uma situação complicada quando a renda familiar, baseada no Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, é suspensa.

Muitas dessas pessoas, além de perderem o auxílio, ficam sem condições de voltar ao mercado de trabalho. Foi com esse argumento que o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou o projeto de lei 2628/22 que tem como objetivo assegurar a profissionalização e reinserção no mercado de trabalho de pais ou responsáveis por PCDs, em caso de falecimento destes.

O texto propõe que seja estabelecida priorização ao acesso dos pais e responsáveis nos cursos ofertados pelo Poder Público. Ainda segundo o projeto, deverá ser pago um auxílio mensal para famílias que demonstrem hipossuficiência, diante do cancelamento de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, de pelo menos um salário mínimo enquanto não houver a inserção dos pais ou responsáveis no mercado de trabalho.

“O projeto busca trazer um alento para essas famílias, que, além de todo o sofrimento de perder uma pessoa querida, ainda enfrentam diversas barreiras para conseguirem o próprio sustento”, explica Robério. “Diante disso tudo, o nosso objetivo é promover a rápida profissionalização e inclusão dessas famílias no mercado de trabalho”, completa.

FonteCLDF

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para garantir segurança no Dia das Mães

Por Kleber Karpov Uma operação especial da Vigilância Sanitária do...

Mais de 4 mil motoristas podem perder o direito de dirigir no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Polícia Civil investiga suposto desvio milionário em agência do BRB

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

“Muito Bom”, avalia Trump sobre encontro com “o dinâmico presidente do Brasil”

Por Kleber Karpov O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

GDF libera R$ 35 milhões para pagamento do Cartão Prato Cheio e DF Social

Investimento beneficia 130 mil famílias do Prato Cheio e...

Destaques

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para garantir segurança no Dia das Mães

Por Kleber Karpov Uma operação especial da Vigilância Sanitária do...

Mais de 4 mil motoristas podem perder o direito de dirigir no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Parque Tecnológico de Robótica é inaugurado com mais de mil vagas para estudantes da rede pública

Por Kleber Karpov O Parque Tecnológico de Robótica de Brasília...

Celina Leão publica Decreto para reforçar prudência nos gastos públicos com base na disponibilidade de recursos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...