Por Kleber Karpov
A produção ambulatorial da Atenção Psicossocial do Distrito Federal registrou um aumento de 15% no período de maio a agosto deste ano. O total de procedimentos realizados, quase todos concentrados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ultrapassou 145 mil no quadrimestre. Os dados foram detalhados no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), apresentado na última quinta-feira (04/Dez) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, atribui grande parte dos resultados à reestruturação da gestão. A unidade foi criada em janeiro de 2025 com o foco no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Uma das prioridades da nova gestão é o fomento às ações de apoio matricial junto à Atenção Primária à Saúde (APS). A estratégia de matriciamento visa qualificar a integração dos serviços, permitindo que as equipes criem propostas de intervenção de forma compartilhada.
A análise do período demonstrou que todos os Caps realizaram ações de matriciamento. Desse total, 74% superaram a meta de 2025 ao executarem mais de cinco atividades por mês junto à APS. “Essa é uma das ferramentas mais importantes que estão à disposição, uma vez que contribui para a vinculação do usuário à Raps e não apenas a um dos serviços”, disse Falcomer.
Ampliação da oferta
Em paralelo à reestruturação, o Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha na expansão da rede de atendimento. O plano prevê a ampliação de 18 para 23 unidades Caps.
Duas obras estão em estágio avançado de conclusão e devem ser entregues nos próximos meses. As novas unidades serão instaladas no Recanto das Emas e no Gama, e terão foco no atendimento de crianças e adolescentes, com funcionamento 24 horas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











