25.5 C
Brasília
15 dez 2025 14:08

Presidentes de tribunais eleitorais de todo o Brasil se reúnem na capital

Abertura do encontro, que já está na 81ª edição, contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes

Por Rafael Secunho

Uma solenidade concorrida marcou a abertura, nesta quinta-feira (18), do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), na sede do TRE-DF. Com a presença do governador Ibaneis Rocha e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o evento reúne em Brasília os chefes de 25 TREs de todo o país e autoridades do Judiciário brasileiro.

Ibaneis Rocha compôs a mesa de honra da cerimônia e ressaltou a importância da lisura e do trabalho prestado pela Justiça Eleitoral. “Tive a oportunidade de conhecer a Justiça Eleitoral mais de perto como candidato que fui e perceber como ela é bem estruturada e organizada, não só aqui como em todos os estados”, reconheceu.

O chefe do Executivo local lembrou ainda do papel desafiador que o TSE e as cortes estaduais têm em um momento político conturbado. “O país vive uma polarização intensa e cabe às autoridades eleitorais serem um ponto de equilíbrio nesse processo todo. Democracia se faz pelo voto”, pontuou Ibaneis.

O governador Ibaneis Rocha destaca: “Tive a oportunidade de conhecer a Justiça Eleitoral mais de perto como candidato que fui e perceber como ela é bem estruturada e organizada, não só aqui como em todos os estados” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Moraes, por sua vez, ressaltou o trabalho de cada um dos servidores do Judiciário para garantir eleições limpas no ano passado e se disse honrado de estar ao lado de magistrados que comandam os TREs por todo o país. “Eles são garantidores do Estado Democrático de Direito. Independente de qualquer posicionamento pessoal, os presidentes de tribunais têm prezado antes pela democracia”, disse o ministro.

“Democracia se faz pelo voto”Ibaneis Rocha, governador

Anfitrião do encontro, o presidente do TRE local, Roberval Belinati, vai conduzir os trabalhos ao longo dos dois dias de evento. Ele frisou que este tipo de debate contribui para o serviço que é prestado à população. “Na realidade, queremos aprimorar nossas funções e debater a experiência de cada estado. Aqui no DF, por exemplo, não teremos eleições para prefeito e vereador em 2024. Mas o tribunal vai estar de plantão para orientar as pessoas que não puderem votar em seus estados e para justificarem suas ausências”, explicou. O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, também esteve presente.

Agenda em discussão

O encontro do colegiado segue até esta sexta-feira (19). O Coptrel retomará a discussão de ações tratadas no último encontro, realizado em São Luís (MA), com foco nas iniciativas que contribuam para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e dos serviços prestados pelos seus órgãos em todo o país.

Os participantes ainda assistirão a uma palestra sobre a valorização dos servidores e discutirão as deliberações propostas pelos diretores-gerais e pelos assessores de comunicação dos tribunais, inclusive no que se refere ao combate à desinformação. Confira a programação.

Direito menstrual gera quase o dobro de engajamento nas redes sociais

Por Kleber Karpov O debate político e social sobre o...

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...

GDF inaugura unidade inédita que unifica forças de segurança no Setor Comercial Sul

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...

Natal Solidário do GDF leva magia e serviços para mil pessoas em Sol Nascente

Por Kleber Karpov Cerca de mil pessoas, entre crianças e...

Sífilis acelera crescimento no país e atinge jovens e gestantes

Por Kleber Karpov A sífilis mantém um ritmo acelerado de...

Destaques

Direito menstrual gera quase o dobro de engajamento nas redes sociais

Por Kleber Karpov O debate político e social sobre o...

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...