22.5 C
Brasília
06 fev 2025 23:43

Por possibilidade de fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro

Ex-presidente queria comparecer à posse de Donald Trump

Por Marcelo Brandão

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos para a posse do presidente eleito Donald Trump, na próxima segunda-feira (20).

Em decisão publicada nesta quinta-feira (16), Moraes afirmou que os comportamentos recentes do ex-presidente indicam a possibilidade de tentativa de fuga do Brasil, para evitar uma eventual punição.

Moraes citou falas de Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, favoráveis à fuga de pessoas condenadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 para a Argentina. Discursos em redes sociais e declarações veiculadas na imprensa foram usados para embasar a decisão.

O ministro citou ainda uma entrevista concedida pelo ex-presidente ao jornal Folha de S.Paulo, em novembro do ano passado, na qual ele “cogitou a possibilidade de evadir-se e solicitar asilo político para evitar eventual responsabilização penal no Brasil”.

Na entrevista citada, Bolsonaro admite pedir refúgio em alguma embaixada para evitar prisão.

“O cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro, para se furtar à aplicação da lei penal, da mesma maneira como vem defendendo a fuga do país e o asilo no exterior para os diversos condenados com trânsito em julgado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal em casos conexos à presente investigação e relacionados à ‘tentativa de Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito’”, afirmou o ministro em sua decisão.

Convite

Na última semana, a defesa de Bolsonaro solicitou que o STF autorizasse a devolução do passaporte, apreendido em fevereiro de 2024, para que ele pudesse viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro. O motivo seria acompanhar a posse de Donald Trump, em Washington. Moraes, então, pediu que o convite fosse apresentado, o que não ocorreu.

“Não houve, portanto, o cumprimento da decisão de 11/01/2025, pois não foi juntado aos autos nenhum documento probatório que demonstrasse a existência de convite realizado pelo Presidente eleito dos EUA ao requerente Jair Messias Bolsonaro, conforme alegado pela defesa”, disse Moraes.

Segundo a defesa do ex-presidente, o convite havia sido formalizado em um e-mail enviado a Eduardo Bolsonaro. Mas o e-mail, segundo Moraes, se tratava de um “endereço não identificado” e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado. Mesmo sem uma comprovação do convite oficial, o ministro analisou o pedido de devolução do passaporte, negando-o.

PGR também foi contra

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, já havia se manifestado nessa terça-feira (15) contrário ao pedido da defesa de Bolsonaro. Em parecer enviado ao Supremo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) sustenta que o ex-presidente não demonstrou a necessidade imprescindível nem o interesse público da viagem.

Bolsonaro teve o passaporte apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado e abolir Estado Democrático de Direito no Brasil com o objetivo de obter vantagens de natureza política, mantendo o ex-presidente no poder.

Desde então, a defesa do político já tentou reaver o documento em ao menos duas ocasiões, mas teve os pedidos recusados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Neurocientista Miguel Nicolelis recebe Prêmio de Amizade do governo chinês

Por Kleber Karpov O neurocientista brasileiro Miguel Angelo Laporta Nicolelis...

Se liga valentão: Jorge Vianna manda recado aos agressores de mulheres

Por Kleber Karpov Em uma postagem nas redes sociais, o...

“Não dá para ser um PDOT para os ricos”, defende Fábio Felix

Por Denise Caputo  Uma das principais pautas do ano, o...

Sindate-DF acompanha audiências sobre Insalubridade Grau Máximo

O Diretor Newton Batista esteve presente no Tribunal Regional...

Sindate cobra direitos de Técnicos demitidos da UTI Vida

Na última quinta-feira (30), a diretora do Sindate, Josy...

CLDF retoma atividades de 2025

Por Eder Wen A primeira sessão ordinária da terceira sessão...

Ricardo Vale comemora aviso de licitação de obra do BRT Norte

Em sessão ordinária da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (5),...

Destaques

Neurocientista Miguel Nicolelis recebe Prêmio de Amizade do governo chinês

Por Kleber Karpov O neurocientista brasileiro Miguel Angelo Laporta Nicolelis...

Se liga valentão: Jorge Vianna manda recado aos agressores de mulheres

Por Kleber Karpov Em uma postagem nas redes sociais, o...

“Não dá para ser um PDOT para os ricos”, defende Fábio Felix

Por Denise Caputo  Uma das principais pautas do ano, o...

Sol Nascente vai ganhar grupamento para bombeiros e sede da administração regional

Por Ian Ferraz Região com mais de R$ 630 milhões em...

Sindate-DF acompanha audiências sobre Insalubridade Grau Máximo

O Diretor Newton Batista esteve presente no Tribunal Regional...