Casa de Parto de Planaltina vai promover segurança e conforto em um ambiente hospitalar

A unidade contará com estrutura diferenciada para beneficiar as mães; previsão é de que o local comece a funcionar neste semestre

Por Larissa Lustoza

Em busca de ofertar mais conforto e segurança durante um momento tão delicado para as mulheres, foi autorizada – pelo colegiado da gestão da Secretaria de Saúde (SES-DF) – a implantação da primeira Casa de Parto intra-hospitalar da rede pública do Distrito Federal (DF), localizada no Hospital de Planaltina(HRPL). No local, mães de baixo e/ou zero risco vão poder dar à luz em um ambiente com estrutura diferenciada, além de contar com o suporte de uma equipe de saúde especializada em partos normais e humanizados.

“Este espaço foi pensado para oferecer às mães um ambiente acolhedor e seguro, onde elas poderão dar à luz com todo o suporte necessário. Acreditamos que o parto humanizado é fundamental, permitindo que as mulheres escolham a posição e a forma que se sentem mais confortáveis para trazer seus filhos ao mundo. Com a equipe especializada e a estrutura diferenciada, estamos comprometidos em proporcionar uma experiência positiva e respeitosa para todas as gestantes”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Prevista para iniciar neste semestre, a Casa de Parto de Planaltina vai ofertar um espaço acolhedor para as mães que desejarem um parto normal. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

O Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar (CPNI) será composto por uma sala de espera e consultórios com enfermeiros obstetras, onde serão feitas a triagem e identificação das situações de risco. A unidade contará com quatro leitos – que possuem banheiros privativos –  e uma sala com banheira. Também serão disponibilizados instrumentos para auxiliar o parto, como o cavalinho obstétrico – bancos que têm o objetivo de relaxar, diminuir as dores e aumentar a dilatação -, bola de pilates e chuveiro.

Atualmente, o local passa por adaptações e a estimativa é de que entre em funcionamento ainda este semestre. Um dos ajustes necessários é a construção de entrada própria para que haja um fluxo mais ágil e personalizado às gestantes, além de um jardim para que as mães possam caminhar, o que auxilia no trabalho de parto. “A Casa de Parto irá atuar separadamente do centro obstétrico e pretendemos criar outra entrada, para que as mulheres entendam que é um espaço diferenciado e mais acolhedor”, reforçou a diretora do hospital, Keyla Blair.

Parto humanizado

Em média, são realizados 180 partos por mês no HRPL. Desse total, 49% são normais e mais da metade destes – 60% – são feitos por enfermeiros obstetras. De acordo com a gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico (Gamad) do Hospital de Planaltina, Maria do Socorro Aguiar, a criação do espaço vai proporcionar mais acolhimento e permitir que as mulheres tenham os filhos da forma que se sentirem mais preparadas.

“Uma das coisas trabalhadas pelos enfermeiros obstetras que atuarão no espaço é o parto humanizado. Ou seja, dar a opção para a mulher de escolher a posição e a forma que ela achar melhor de parir e dar toda a assistência relacionada à saúde. Não existe mais só aquele método tradicional”, afirmou.

A supervisora do Centro Obstétrico do HRPL, Roberta dos Anjos, também reforça que o diferencial da Casa de Parto de Planaltina será o fato de estar incluída em um ambiente hospitalar, o que vai favorecer o atendimento célere em casos de urgência. “Aqui, as mulheres vão contar com o suporte de obstetras e pediatras do centro obstétrico, justamente por ser intra-hospitalar. Esse será o nosso diferencial, um apoio mais rápido, caso seja necessário”, explicou.

A indicação das mulheres aptas para a Casa de Parto virá do pré-natal, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os profissionais que acompanham as gestantes vão poder indicá-las para realizar o parto no CPNI, desde que sejam gestações de baixo ou nenhum risco.

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...

Concurso para delegado de polícia abre inscrições nesta quinta-feira (7)

Por Kleber Karpov As inscrições para o concurso público da...

IGESDF abre seleção para médico otorrinolaringologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão entrega 85 novos ônibus elétricos à cidade

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Eleições 2026: Prazo para regularização de título eleitoral termina nesta quarta-feira (6)

Por Kleber Karpov Eleitores do Distrito Federal têm até esta...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...