Por Kleber Karpov
Pontos comerciais desocupados em estações de metrô do Distrito Federal serão transformados em unidades de saúde para oferecer serviços como fisioterapia e odontologia. A iniciativa foi anunciada nesta sexta-feira (19/Set), pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), durante visita às obras de expansão do metrô em Samambaia. Implementações essas, iniciadas em estações como a 108 e 110 da Asa Sul, para facilitar o acesso da população, especialmente de pessoas com algum tipo de deficiência, com transporte e cuidado médico integrado.
“Também vamos utilizar as estações do ParkShopping e da 106. Todas receberão unidades de saúde, com serviços de fisioterapia, odontologia e atendimento comunitário, em especial para pessoas com deficiência, aproveitando a facilidade de acesso proporcionada pelo transporte metroviário. A expectativa é que, no futuro, esse projeto seja ampliado para outras estações em construção, levando saúde cada vez mais perto da população.”
Centros especializados
O secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, informou que a estação 110 Sul abrigará um megacentro de saúde bucal, enquanto a 114 Sul receberá um centro de reabilitação avançado, integrando serviços como fisioterapia, nutrição e cardiologia. Outras estações serão adaptadas para atendimento primário. Os projetos já estão em fase de implementação, com previsão de inauguração até o final do ano.
“Estamos remanejando equipes e ajustando a alocação de pessoal para garantir que os profissionais atendam nessas novas unidades, sem comprometer o funcionamento das demais unidades de saúde da rede”, afirmou Lacerda.
Alocação de profissionais
Para viabilizar o funcionamento das novas unidades, Lacerda explicou que a pasta está promovendo a descentralização de equipes. “Estamos remanejando equipes e ajustando a alocação de pessoal para garantir que os profissionais atendam nessas novas unidades, sem comprometer o funcionamento das demais unidades de saúde da rede”, afirmou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










