Plano de Enfrentamento à Tuberculose contribui para identificação e tratamento dos casos no DF

Combate à doença é lembrado nesta quinta-feira (24) bem como a importância da prevenção

Ao longo do ano, o calendário traz diversas datas para sensibilizar e conscientizar sobre a prevenção de doenças. Em 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, é a vez de voltar os olhos para essa enfermidade transmissível e causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Em 2021, a Secretaria de Saúde notificou 319 casos novos da enfermidade no Distrito Federal. A incidência é de 10,5 casos por 100 mil habitantes. Para auxiliar na identificação dos casos, a pasta implementa, nas regiões de saúde, o Plano de Enfrentamento à Tuberculose.

“Já podemos observar como parte do resultado dessa implementação aumento de 4,4% na detecção de casos de tuberculose nas unidades básicas de saúde, em 2021, em comparação ao ano anterior”, informa a enfermeira da área técnica de tuberculose da Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Françoise Vieira Barbosa. O documento foi elaborado em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde.

A transmissão da bactéria que provoca a doença ocorre por via aérea, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. A tosse por três semanas ou mais é um dos principais sintomas, mas outros também podem estar presentes: febre geralmente no fim da tarde, sudorese noturna e emagrecimento.

“A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos do corpo, sendo que pessoas com sistema imunológico enfraquecido possuem um risco maior de adoecer ”, destaca a enfermeira.

Tratamento

A rede pública da saúde oferece tratamento para a doença. Ao notar algum sintoma característico, a orientação é procurar a UBS mais próxima de casa. “As pessoas ainda morrem acometidas por essa doença, porém ao iniciar e completar o tratamento, que tem duração de seis meses, é possível alcançar a cura e interromper a cadeia de transmissão”, alerta a enfermeira que também faz parte da área técnica de tuberculose, Lindivânia Brandão Bispo.

A pessoa que apresentar tosse há três semanas ou mais deve procurar a Unidade Básica de Saúde para coletar o escarro. Se o resultado for positivo para a enfermidade, é iniciado o tratamento, com duração de seis meses. Importante ressaltar que a eficácia depende da continuidade do procedimento terapêutico, uma vez que o abandono pode gerar resistência do organismo aos remédios utilizados”, observa Lindivânia.

O Distrito Federal conta ainda com o Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), antigo Hospital Dia, como referência para os casos de maior complexidade, como drogarresistência, quando as bactérias se tornam resistentes ao remédio. Nessa situação, o paciente deve ser encaminhado para o serviço. “Quando o caso demandar, o acompanhamento deve ser feito na atenção secundária e terciária”, indica a Lindivânia.

Prevenção

A detecção precoce dos casos suspeitos e o tratamento adequado dos confirmados, para evitar a transmissão e propagação da enfermidade, estão entre as principais medidas de prevenção. “Além disso, a vacina BCG oferece proteção contra as formas mais graves da doença ”, reforça Françoise Vieira Barbosa.


Diretrizes

Saiba mais sobre tuberculose e informações sobre sintomas, tratamentos e prevenção.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...