Por Kleber Karpov
A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira (11/dez), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) sob suspeita de desvio de dinheiro público da cota parlamentar. O indiciamento, realizado em Brasília, aponta o parlamentar como figura central de uma organização criminosa que utilizava falsificação de documentos para destinar verbas públicas a organizações sociais.
A investigação aponta Gayer como o mentor intelectual e a figura central do esquema, que teria o objetivo de desviar verbas parlamentares. Os crimes apurados incluem desvio de dinheiro público, associação criminosa e falsificação de documentos.
Fraude em OSCIP
A Polícia Federal suspeita da falsificação de documentos para a criação de uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). O objetivo seria destinar verbas públicas, que deveriam ser usadas para atividades parlamentares, para essa organização social.
Uma das empresas que estaria envolvida no esquema seria uma escola de idiomas, a Gayer Gayer, gerida pelo deputado, que usaria verba pública para o seu funcionamento.
A investigação aponta que houve falsificação de documentos em uma outra empresa, que seria usada para lavagem de dinheiro, mediante a criação de uma ata retroativa. O quadro social à época seria formado por crianças de 1 a 9 anos.
A Operação
Gayer foi alvo de mandado de busca e apreensão em outubro de 2024. Agentes da PF cumpriram 19 mandados de busca e apreensão em Brasília e em cidades goianas. Na ocasião, a PF apreendeu R$ 72 mil com um assessor do deputado e levou o celular e o HD do parlamentar.
Reação
Por meio das redes sociais Gayer criticou a ação da PF sob argumento de desconhecer qualquer irregularidade. O parlamentar alegou que a ofensiva tem relação com as eleições municipais e visava prejudicar seu candidato em Goiânia.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









