Por Kleber Karpov
O Instituto Real Time Big Data divulgou, na terça-feira (9/Dez), uma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral no Distrito Federal. O levantamento, realizado entre 6 e 8 de dezembro, aponta a vice-governadora Celina Leão (Progressistas) em liderança isolada da disputa para o Governo do Distrito Federal (GDF). A pesquisa também mapeou a corrida para o Senado Federal, que terá duas vagas em disputa nas próximas eleições, e avaliou o desempenho do atual governo. Foram ouvidas 1.200 pessoas, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Cenários para o GDF
No primeiro cenário estimulado para o governo do DF, a vice-governadora Celina Leão concentra 40% das intenções de voto. O ex-governador José Roberto Arruda aparece em segundo lugar.

Em um segundo cenário, sem a presença de José Roberto Arruda na disputa, Celina Leão amplia consideravelmente a vantagem, alcançando a metade do eleitorado, com 50% das intenções de voto.

Disputa pelo Senado
O levantamento analisou cenários para o Senado Federal, que terá duas vagas. No primeiro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera a preferência do eleitorado, seguida pelo atual governador.

Em um segundo cenário, sem Michele Bolsonaro (PL) na disputa, Rocha (MDB), na liderança. Neste quadro, Bia Kicis e Leila do Vôlei aparecem tecnicamente empatadas na disputa pela segunda vaga.

Avaliação do governo Ibaneis Rocha
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a avaliação do Governo do Distrito Federal. A maioria dos entrevistados aprovam a gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB). Na qualidade da gestão, a maioria dos entrevistados a classifica entre ótima e regular.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










