Operação Diagnose do MPDFT inspeciona 10 UPAs do DF

Integrantes do MP avaliaram as instalações físicas, equipamentos e o atendimento das unidades de saúde. Operação foi realizada nesta terça-feira, dia 14 de dezembro

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) realizou nesta terça-feira, 15 de dezembro a operação Diagnose em dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. Equipes formadas por promotores de Justiça e servidores inspecionaram a infraestrutura, os equipamentos e o atendimento das unidades de saúde. A força-tarefa foi formada pelas Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), de Defesa do Patrimônio Público (Prodep).

As equipes que visitaram as UPAs foram compostas por um promotor de Justiça e servidores da instituição. Os dados coletados serão compilados e analisados e será realizado um comparativo em relação aos anos anteriores. A Operação já tinha sido realizada nos anos de 2018 e 2019 e não ocorreu em 2020 em razão da pandemia de Covid-19.

Na inspeção desta terça, a princípio, os promotores constataram deficiências nos estoques de insumos e medicamentos, além do déficit do número de médicos. Para os promotores de Justiça da Prosus, “a inspeção anual é necessária para verificar as condições dos serviços oferecidos à população, com foco na qualidade do atendimento e grau de satisfação dos usuários, estoques de medicamentos e insumos, condições dos aparelhos e equipamentos, presença efetiva dos profissionais de saúde e atuação de empresas terceirizadas”.

FonteMPDFT

Exposição dos Povos da Floresta chega a Brasília e ocupa Memorial dos Povos Indígenas

Por Kleber Karpov Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (29/Jul),...

Propaganda intrapartidária impõe limites aos pré-candidatos antes das eleições

Por Kleber Karpov A propaganda intrapartidária estabelece os primeiros passos...

UBS 2 do Guará recebe ação de saúde do homem nesta terça (28)

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2...

Cesárea aumenta em 45% o risco de câncer de placenta após mola gestacional, indica pesquisa da UFRJ

Por Kleber Karpov Uma pesquisa liderada por especialistas da Maternidade...

Destaques

Exposição dos Povos da Floresta chega a Brasília e ocupa Memorial dos Povos Indígenas

Por Kleber Karpov Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (29/Jul),...

Doação de sangue: unidade móvel de coleta atende doadores em Ceilândia nesta terça (28)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel de saúde promove uma...

Música instrumental ganha as praças da Vila Planalto com temporada gratuita de concertos

Por Kleber Karpov A Vila Planalto receberá, a partir de...

Propaganda intrapartidária impõe limites aos pré-candidatos antes das eleições

Por Kleber Karpov A propaganda intrapartidária estabelece os primeiros passos...