18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:28

Odontologia do HRSM é destaque no atendimento a pacientes com deficiência

Mãe de paciente autista elogia o serviço e filho faz acompanhamento odontológico há mais de um ano

Café com leite, biscoito de sal e iogurte. Esses são os alimentos preferidos do Eduardo, 7 anos, paciente autista que faz acompanhamento odontológico no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) há mais de um ano. O paciente obteve melhorias significativas na mastigação e até conseguiu ampliar as opções alimentares após realização de um procedimento no dente.

“Ele tem seletividade alimentar e, antes de realizar a obturação, tinha dificuldades na mastigação”, explicou Franciele Moura da Silva, 35 anos, mãe de Eduardo. “Ele está começando a aceitar mais os alimentos que incentivamos ele a comer”, acrescentou.

Eduardo foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos. Franciele relata que, na época, não sabia o que era o TEA e, ao longo do tempo, teve a oportunidade de conhecer características únicas do filho. “Ele tem sensibilidade ao som, à luz, ao toque e é apegado à rotina”, disse.

Durante o percurso para encontrar um profissional de odontologia que atendesse satisfatoriamente o filho, Franciele conseguiu vaga no HRSM. “Por ele ter TEA, tivemos uma grande dificuldade de ter acesso a um profissional específico, com um certo cuidado e calma. Aqui no HRSM, a gente conseguiu a vaga e a equipe foi maravilhosa”, elogiou.

O HRSM oferece atendimento ao paciente com TEA e outros transtornos tanto a nível ambulatorial, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), quanto a nível hospitalar com atendimento no centro cirúrgico sob anestesia geral. “Os pacientes são encaminhados pelo dentista da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para o CEO. Caso não seja possível o atendimento no centro de especialidades, há o encaminhamento para atendimento sob anestesia geral”, explicou Diego Sindeaux Figueira, cirurgião dentista do HRSM, responsável pelo atendimento de pacientes com necessidades especiais.

O manejo do paciente é individualizado. No atendimento ambulatorial, os profissionais buscam criar vínculos. Com a adequação da técnica a ser utilizada, conforme a demanda específica e o comportamento do paciente. “Por exemplo, se tem intolerância a sons mais altos, tentamos fazer o tratamento sem uso de instrumentos rotatórios, conhecido como ‘motorzinho’. São consultas que demandam mais tempo”, detalhou.

“Eu acho muito gratificante o atendimento ao paciente com deficiência. Trazer qualidade de vida a quem está precisando é muito bom. Comecei com muito medo e dificuldade, hoje faço por amor”Diego Sindeaux Figueira, cirurgião dentista do HRSM

“Já terminei o tratamento e solicitei retorno semestral para manutenção. Hoje, quando ele chega, me abraça, fica feliz em vir para a consulta e isso é muito gratificante pra mim. Fico muito feliz. Conseguimos fazer todo o tratamento dele no ambulatório”, complementou Diego.

Cada paciente é singular. Figueira destaca algumas de suas abordagens: “Eu gosto de conversar com a mãe e perguntar do que o paciente gosta. Isso facilita o tratamento. Temos que ter um olhar individual em cada caso. Eu acho muito gratificante o atendimento ao paciente com deficiência. Trazer qualidade de vida a quem está precisando é muito bom. Comecei com muito medo e dificuldade, hoje faço por amor.”

Segundo dados do Ministério da Saúde, em relação ao número de atendimentos em centro cirúrgico a pacientes com deficiência, o HRSM registrou mais de 50% de todos os atendimentos realizados pela rede pública e privada do Distrito Federal nos últimos quatro anos.

O serviço de Atenção Hospitalar Odontológico para pacientes com deficiência do HRSM já atendeu pacientes com Síndrome de Down, paralisia cerebral, síndromes raras, deficiência intelectual, Parkinson, Alzheimer e pacientes com sequelas de acidente vascular encefálico (AVE).

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...