Por Kleber Karpov
A aquisição de novos aparelhos de laparoscopia pelo Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) reduziu drasticamente o tempo de cirurgias como a retirada da vesícula ou do apêndice, que antes duravam mais de uma hora e agora podem ser finalizadas em cerca de 15 minutos. A modernização do centro cirúrgico, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), permite que pacientes operados pela manhã recebam alta no mesmo dia.
O cirurgião geral da unidade, Franklin Pereira dos Santos, explica que o investimento amplia a capacidade do hospital, que é referência em cirurgias de vesícula na rede pública. “Temos a particularidade de realizar cirurgias de vesícula diariamente e, agora, contamos com recursos que ampliam ainda mais nossa capacidade”, afirma.
Mais eficiência e segurança
Os novos instrumentos também viabilizam procedimentos mais complexos e em pacientes com obesidade, como cirurgias de esôfago para tratamento de refluxo, hérnia e intervenções de urologia. Segundo o cirurgião, o ganho logístico foi significativo: com quatro vezes mais conjuntos de equipamentos disponíveis, a equipe pode realizar várias operações no mesmo turno, superando a limitação anterior de apenas duas cirurgias diárias devido ao tempo de esterilização. Em um único dia, seis pacientes foram operados e liberados em menos de 24 hours.
Redução de filas

O HRSM realiza cerca de 150 cirurgias de emergência por mês, sendo aproximadamente 50 para a retirada da vesícula. O impacto da nova tecnologia é sentido diretamente pelos pacientes, como Natalício Morais Marques, 75 anos, morador do Jardim Ingá (GO), que foi operado após apenas 20 dias de espera. “Minha nota é 10 para toda a equipe. Fui muito bem atendido desde a chegada”, relata.
Para Anderson Rodrigues, gerente-geral do HRSM, os benefícios vão além da tecnologia. “Conseguimos reduzir filas e garantir cirurgias rápidas e seguras”. O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, reforça o caráter estratégico do investimento. “Mostramos, na prática, que quando aplicamos recursos de forma eficiente, elevamos o padrão de atendimento e fortalecemos a saúde pública”, conclui.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










