Por Kleber Karpov
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) anunciou uma modernização no atendimento das ligações de emergência para os telefones 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). Dois novos sistemas — o Sistema Hefesto e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp — foram desenvolvidos para otimizar o tempo de resposta, aprimorar a qualidade das informações e oferecer maior transparência para o cidadão, com a possibilidade de acompanhar o status do atendimento em tempo real. A inovação não teve custo de desenvolvimento, por ter sido feita por equipe própria da SSP-DF, com a contratação da utilização do WhatsApp feita pela Secretaria de Economia (Seec-DF), que já utiliza o serviço em outras áreas do Governo do Distrito Federal (GDF).
Um salto de qualidade e transparência
As novas funcionalidades, segundo o secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, representam um “marco histórico” e uma transformação no atendimento ao público. O trabalho integrado da SSP-DF, Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Anatel, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e Secretaria de Economia (Seec-DF) foi essencial para o projeto, que reflete a diretriz do governador Ibaneis Rocha de atuar de forma conjunta para entregar políticas públicas mais eficientes.
A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, e o comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Barcelos, destacaram a importância da inovação para fortalecer o vínculo de confiança com a população. A mensagem enviada via WhatsApp, por exemplo, fornece o protocolo de acompanhamento e confirma o endereço, garantindo transparência e uma comunicação respeitosa e humanizada, além de otimizar o trabalho das equipes.

Sistema Hefesto
O Hefesto, desenvolvido pela Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT) da SSP-DF, agiliza o atendimento e oferece uma geolocalização precisa do solicitante via GPS, substituindo métodos menos precisos. A plataforma unifica em uma única tela o fluxo completo do atendimento, desde o recebimento da chamada até o registro da ocorrência, o que simplifica o trabalho dos atendentes.
O sistema permite, ainda, a geração de relatórios unificados, que cruzam dados telefônicos e operacionais, auxiliando no planejamento e monitoramento da eficiência das centrais de emergência. A ferramenta também se integra ao Sinesp-CAD, sistema nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, garantindo conformidade e uma visão sistêmica.
Notificações via WhatsApp e retorno de chamadas
Ainda no pacote de novidades, o envio automático de mensagens via WhatsApp confirma o registro da ocorrência, assegura transparência e reduz as chamadas que sobrecarregam as centrais de emergência. Por questões de segurança, casos de violência doméstica e outros com protocolos especiais, como o Viva Flor, não recebem notificações automáticas, protegendo as vítimas de riscos adicionais.
Uma outra melhoria é o novo sistema que registra em uma tela as ligações feitas quando as linhas estão ocupadas, permitindo que os atendentes retornem as chamadas. Para a subsecretária de Governança Digital da Seec-DF, Adriana Rodrigues, a atuação conjunta entre as Secretarias de Economia e Segurança Pública demonstra sinergia e compromisso com a população.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










