24.1 C
Brasília
10 abr 2026 20:05

No DF , quase 370 mil pessoas podem ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

São 105,4 mil unidades consumidoras brasilienses beneficiadas pelas novas regras da Tarifa Social, que prevê isenção de pagamento do consumo de até 80kWh mensais

Quase 370 mil cidadãos do Distrito Federal, o equivalente a 12,3% da população da capital federal, podem se beneficiar das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho.

Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença.

No Distrito Federal, 105,4 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 10% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste.

Detalhamento da quantidade de residências e pessoas com potencial de serem beneficiadas pela Tarifa Social de Energia

Nacional

Em todo o Brasil, 17,39 milhões de famílias têm direito à nova Tarifa Social de Energia Elétrica. São mais de 60 milhões de pessoas beneficiadas pela reestruturação do setor elétrico com foco na promoção da justiça tarifária.

Regiões

A região Nordeste é a que tem o maior número de unidades consumidoras beneficiadas pela nova Tarifa Social. São 7,75 milhões de famílias, o equivalente a 27,1 milhões de pessoas. Em seguida aparece a região Sudeste, com 5,69 milhões de famílias, ou 19,9 milhões de pessoas; seguida pela Norte (1,65 milhão de famílias, ou 5,78 milhões de pessoas); a Sul (1,26 milhão, ou 4,42 milhões de pessoas); e a Centro-Oeste (1,03 milhão, ou 3,61 milhões de pessoas).

Estados

São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de famílias que terão desconto de 100% para o consumo de até 80 kWh mensais: 2,41 milhões, o equivalente a 8,43 milhões de pessoas. Na sequência das UFs com maior número de beneficiários estão Bahia (1,76 milhão de famílias, ou 6,18 milhões de pessoas); Rio de Janeiro (1,68 milhão de famílias, ou 5,88 milhões de pessoas); e Ceará (1,54 milhão de famílias, ou 5,42 milhões de pessoas).

Requisitos

Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos:

  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo; ou
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
  • Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Como solicitar

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (a que tem o nome na fatura) esteja entre os beneficiados pelos programas de governo descritos acima. Não é necessário solicitar à distribuidora.

 

Celina cria Secretaria de Governança Digital e Integração do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Fiocruz mantém alerta ao país para síndrome respiratória grave

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manteve o...

Tremores do Parkinson podem ser reduzidos com tecnologia inovadora

Por Kleber Karpov Uma equipe de pesquisadores da Universidade de...

UTI do Hospital da Região Leste é reconhecida entre as mais eficientes do país

Por Kleber Karpov A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do...

Telessaúde chega a todas as UPAs do DF e permite consulta por vídeo na rede pública

Por Kleber Karpov O serviço de telessaúde foi expandido para...

Ministro Alexandre Padilha defende regulamentação da publicidade das bets

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu...

Descarte correto de resíduos hospitalares é reforçado no Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria...

Destaques

Celina cria Secretaria de Governança Digital e Integração do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Fiocruz mantém alerta ao país para síndrome respiratória grave

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manteve o...

Corrida do Fogo 2026 aposta em memória, inclusão e experiência do atleta com fotos oficiais gratuitas

Por Kleber Karpov A 35ª edição da Corrida do Fogo,...

Tremores do Parkinson podem ser reduzidos com tecnologia inovadora

Por Kleber Karpov Uma equipe de pesquisadores da Universidade de...

UTI do Hospital da Região Leste é reconhecida entre as mais eficientes do país

Por Kleber Karpov A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do...