Por Kleber Karpov
O Reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de quase 50% da população do Distrito Federal, transbordou na tarde desta segunda (05/Jan) após chuvas intensas. O nível do lago alcançou a cota máxima de operação, estabelecida em 1.030 metros. A previsão indica que o transbordamento deve se manter ao longo da semana, condicionado às variações climáticas da região.
O sistema opera sob monitoramento permanente para assegurar a estabilidade do fornecimento de água em regiões como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. O atingimento do volume máximo logo no início do ano auxilia o planejamento estratégico e a manutenção da segurança hídrica para o decorrer de 2026. A estrutura, inaugurada em 1974, possui capacidade para armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água.
“O Reservatório do Descoberto opera dentro de condições seguras e é monitorado permanentemente, o que permite manter o abastecimento estável para a população do Distrito Federal”, afirmou o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis.
Investimentos em infraestrutura
O Governo do Distrito Federal e a Caesb destinaram mais de R$ 1,2 bilhão para obras de saneamento e modernização de sistemas desde 2019. O plano de expansão prevê a aplicação de mais R$ 4,2 bilhões em investimentos até 2029. As intervenções buscam garantir a segurança operacional do abastecimento para os cerca de 3 milhões de moradores da capital federal.
Histórico de operação
Entre novembro de 2024 e maio de 2025, o reservatório registrou um dos períodos mais extensos de transbordamento, totalizando 181 dias consecutivos. Localizada às margens da BR-070, a barragem possui um vertedouro de 55 metros de comprimento e uma área de espelho d’água de 12,5 km². O cenário atual reflete a recuperação do manancial diante do regime de chuvas recente.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











