22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:27

Neoenergia anuncia contratar profissionais formados na Escola de Eletricistas

Até o fim do ano, mais de 170 pessoas terão a oportunidade de se capacitar por meio de sete turmas

Na última terça-feira (31), ocorreu a formatura de mais três turmas da Escola de Eletricistas da Neoenergia Brasília, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Taguatinga. Os 63 formandos dessas turmas, sendo 36 mulheres, se juntam aos 128 profissionais que foram formados para o mercado de trabalho em todo o Distrito Federal. Destes, 114 já foram contratados para o quadro da concessionária, sendo 65 homens e 49 mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais da empresa. O evento contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, e do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

Além de fomentar a geração de emprego e renda no Distrito Federal, a iniciativa visa ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas. Além disso, a escola possibilita que, depois da formação, as alunas possam integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado. A expectativa é formar turmas com no mínimo 35% de participantes do sexo feminino.

O grupo Neoenergia têm hoje 15.500 pessoas trabalhando e 4 mil eletricistas entraram nos últimos quatro anos. “A Escola de Eletricistas surgiu por uma decisão que tomamos há mais ou menos cinco anos atrás: formar e capacitar seus funcionários dentro de casa. Ninguém no setor tem essa característica de formar tão intensa e, agora, posso afirmar para que foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado”, comemora Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. “Abracem essa oportunidade, esse é só o começo. Acreditamos muito nesse movimento de diversidade e inclusão”.

“Passa um filme na cabeça acompanhar essa formatura. Eu tenho uma história de vida e profissional parecida com a que vocês começam agora”, conta Sandoval Feitosa, engenheiro eletricista de formação e diretor-geral da Aneel. “Fico feliz em ver essa parceria da Neoenergia e do SENAI no desafio de formar pessoas. Na medida que vocês passam por um processo de formação, regular, normatizado e prático, as condições para se realizar o trabalho com segurança, de vocês e de toda a população do Distrito Federal é muito maior”, completa.

Até o fim do ano, mais de 170 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de sete turmas. Grande parte desses eletricistas serão contratados nos próximos meses pela Neoenergia para atuar em atividades técnicas e comerciais no Distrito Federal.

“Nós temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sócio- econômico do Distrito Federal, o que inclui a geração de emprego e renda e ampliação da equidade de gênero nas atividades técnicas operacionais”, explica Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “A Escola de Eletricistas é extremamente importante para esse processo”, finaliza.

A escola oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo B, podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

Pioneirismo

O projeto é realizado pelas distribuidoras do grupo Neoenergia e já capacitou aproximadamente 5 mil alunos no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e São Paulo. Desse total, cerca de 4 mil profissionais foram contratados pelas empresas do grupo. A iniciativa pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...