19.5 C
Brasília
05 dez 2025 22:17

Mutirão em Ceilândia remove 200 toneladas de lixo para combater dengue

Ações de zeladoria e limpeza de bocas de lobo buscam prevenir alagamentos e focos do mosquito transmissor

Por Kleber Karpov

A Administração Regional de Ceilândia intensificou o conjunto de ações de limpeza e manutenção urbana nas últimas semanas. A força-tarefa removeu mais de 200 toneladas de lixo e entulho em apenas 14 dias como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa conta com o apoio do GDF Presente, da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para minimizar transtornos no período chuvoso.

Queda nos casos

O Distrito Federal apresenta uma redução de 95% nos registros de dengue em comparação ao mesmo período do ano anterior. A administração mantém a limpeza diária de vias e praças para impedir que resíduos obstruam a rede de águas pluviais. O trabalho busca evitar o acúmulo de água parada e prevenir alagamentos.

“As equipes seguem diariamente nas ruas para manter a cidade mais limpa, segura e com menor risco de focos do Aedes aegypti. A prevenção começa pela eliminação de qualquer ambiente que possa acumular água”, disse o administrador Dilson Resende.

Drenagem pluvial

As equipes realizaram a limpeza de 45 bocas de lobo em pontos estratégicos como a Avenida NM-3 e a CMN 1. Ocorreram ainda reparos na Avenida O2, no Setor O, e a ampliação de estruturas de drenagem na Avenida P2, no Setor P Norte. O objetivo consiste em melhorar o escoamento das águas e reduzir riscos de inundações durante temporais.

Equipes etiraram mais de 200 toneladas de lixo e entulho em apenas 14 dias — entre eles, pneus velhos, embalagens, móveis inutilizados e outros materiais que favorecem a proliferação do mosquito da dengue | Foto: Divulgação/RA Ceilândia

Zeladoria contínua

O cronograma de serviços inclui frisagem, capina e coleta de inservíveis em locais como a QNN 16, na Ceilândia Sul. O presidente do SLU reforçou que a retirada de entulho e o descarte correto de resíduos são fundamentais para a saúde pública. A população deve colaborar com a eliminação de recipientes que acumulem água e denunciar descartes irregulares.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...