18.5 C
Brasília
20 mar 2026 19:01

MPT processa Ebserh para convocar PcD aprovados em concurso público

Empresa com 28 mil empregados tem apenas 645 Pessoas com Deficiência no quadro

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), representado pelo procurador Luís Paulo Villafañe Gomes Santos, processou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por descumprir a Cota Legal de Pessoas com Deficiência (PcD), prevista na Lei nº 8.213/1991.

Em junho de 2018, durante o Inquérito Civil, o extrato do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontou a existência de 28.282 empregados, sendo apenas 645 PcD. Para atingir o mínimo de 5%, a empresa pública deveria possuir quantitativo de 1.414.

Chamada para prestar esclarecimentos, a Ebserh apresentou seus critérios na convocação de PcD aprovadas em concurso público. Segundo a empresa, a primeira PcD aprovada é chamado após a disponibilidade da quinta vaga para o cargo, enquanto a segunda é convocada após o preenchimento da 20ª vaga, a terceira após o preenchimento da 40ª vaga e assim sucessivamente.

A empresa também alega que, para alguns cargos, não houve aprovados, impossibilitando a convocação.

Para o procurador Luís Paulo Villafañe, a justificativa não é razoável, pois, se há áreas sem aprovados na lista de PcD, outros cargos possuem espera suficiente para reduzir a diferença necessária para cumprimento da Cota Legal.

Quadro de vagas
Quadro de vagas

Segundo o procurador, “a nomeação de tais candidatos deve ocorrer de forma prioritária, diante das vagas existentes, até que seja atingido o percentual mínimo de 5%, sob pena de preterição”.

Ele explica que a manutenção do critério adotado pela empresa impede que ela atinja os 5% previsto em legislação, pois a convocação nesse percentual não reduz o déficit existente.

O MPT acionou a Justiça do Trabalho para que a Ebserh passe a cumprir a legislação existente há 28 anos. O procurador Luís Paulo Villafañe requereu a convocação e nomeação dos candidatos PcD aprovados nos concursos públicos com prazo de validade vigente até exaurir todo o Cadastro de Reserva existente ou até que se atinja a Cota mínima de 5%.

Cobra também que a empresa altere o critério de convocação e passe a convocar o aprovado PcD já no segundo chamamento da lista de aprovados, garantindo, assim, que a inclusão da Pessoa com Deficiência será feita mesmo no caso de cargos com poucas vagas disponíveis.

O procurador solicita indenização a título de dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil.

A 10ª Vara do Trabalho de Brasília vai julgar o caso.

Processo nº 0000337-91.2019.5.10.0010

Fonte: MPT

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Destaques

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Ibaneis Rocha inaugura Cepi Inspira, em Ceilândia, com 188 vagas para primeira infância em tempo integral

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...