26.5 C
Brasília
02 fev 2026 18:47

MPDFT faz nova vistoria em serviços obstétricos do Hospital Regional de Santa Maria

MPDFT constatou que número de profissionais continua inferior ao necessário

A Promotoria de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida) realizou inspeção na unidade de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (HRSM) nesta sexta-feira, 19 de dezembro. A visita faz parte de procedimento instaurado na promotoria para apurar supostas denúncias de violência obstetrícia. A iniciativa serviu para acompanhamento da estrutura do Centro Obstétrico, Maternidade e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), que já recebeu visita anterior, realizada em 24 de maio deste ano.

De acordo com o assessor médico da Pró-vida, Márcio Souza, a maior dificuldade do HRSM continua sendo o número reduzido de profissionais obstétricos na unidade de saúde. “Existe um grande déficit de recursos humanos em razão dos profissionais cedidos que tiveram que retornar à Secretaria de Saúde, e isso prejudica muito a qualidade de atendimento às gestantes. O ideal é ter quatro médicos disponíveis por turno, e atualmente são dois ou três apenas”, observou.

A inspeção ainda verificou a não utilização de máscaras e a falta de distanciamento adequado por parte de alguns pacientes que aguardavam atendimento na unidade de saúde. Também participaram da visita ao hospital representantes do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Atuação

A Promotoria recebeu reclamações sobre o atendimento prestado às gestantes e se reuniu com profissionais que atuam no hospital para conhecer as dificuldades enfrentadas pela equipe. As visitas do mês de maio e de novembro permitirão a elaboração de relatório com sugestões para a melhoria do serviço.

FonteMPDFT

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...