22.5 C
Brasília
07 nov 2025 09:30

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito

Julgamento está sendo na Primeira Turma; faltam votos de 4 ministros

Por André Richter

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento virtual na Primeira Turma, votou nesta sexta-feira (11) para rejeitar um recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para derrubar a decisão que negou arquivar o inquérito que trata do vazamento de informações sigilosas da Polícia Federal (PF).

O caso se refere à transmissão, ao vivo, pelas redes sociais, realizada em agosto de 2021, na qual Bolsonaro divulgou informações sobre o inquérito da PF que apura a invasão aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018.

A íntegra do inquérito foi publicada nas redes sociais do ex-presidente. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que a investigação não estava sob sigilo.

A defesa de Bolsonaro recorreu ao Supremo para manter o parecer da ex-vice-procuradora Lindôra Araújo, que opinou pelo arquivamento da investigação. A defesa também pediu acesso à delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid.

Em agosto de 2022, parecer de Lindôra sobre a ação pediu o arquivamento deveria ser automático. Apesar do entendimento da PGR, Moraes negou o pedido e determinou novas diligências no caso.

Ao se manifestar nesta sexta-feira, Alexandre de Moraes rejeitou o recurso alegando razões processuais. Segundo o ministro, ainda falta no processo o envio do relatório completo do caso pela Polícia Federal.

“Nessa perspectiva, a ausência do relatório circunstanciado de todo o material colhido prejudica a apreciação das questões relativas ao direito material. Diante do exposto, nego provimento ao agravo regimental”, decidiu o ministro.

O julgamento virtual está previsto para terminar na próxima sexta-feira (18). Faltam os votos dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Nova turma do Curso de Pilotagem Policial reforça excelência na capacitação operacional

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...

Modernização e expansão colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) e...

Provas do Enem devem contar com esquema de segurança reforçado no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Segurança Pública do Distrito...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina dia 14

Por Kleber Karpov Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional...

BRB e TAP Air Portugal ampliam parceria, permitindo transferência de pontos

Por Kleber Karpov A parceria entre o programa de relacionamento...

Entenda as novas orientações para manobras de desengasgo

Por Kleber Karpov As manobras de desengasgo para bebês, crianças...

Destaques

Nova turma do Curso de Pilotagem Policial reforça excelência na capacitação operacional

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...

Novembro Azul: Caminhões de coleta de lixo rodam Brasília com mensagens de conscientização

Por Kleber Karpov O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do...

Modernização e expansão colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) e...

Provas do Enem devem contar com esquema de segurança reforçado no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Segurança Pública do Distrito...

DF registra a menor taxa de sífilis adquirida entre capitais e intensifica controle da transmissão de mãe para filho

Por Kleber Karpov Balanço deste ano, coletados a partir de...