19.5 C
Brasília
17 dez 2025 02:36

Moraes envia formalização de extradição de Ramagem ao ministro da Justiça

Deputado federal e ex-diretor da Abin fugiu para Miami após condenação a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista

Por Kleber Karpov

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou na terça-feira (16/Dez) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O documento formaliza o procedimento para trazer o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de volta ao Brasil. Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e fugiu do país em setembro para evitar o cumprimento da pena.

O documento de formalização foi assinado pela juíza Flávia Martins de Carvalho, magistrada auxiliar do ministro Alexandre de Moraes. O texto contém o resumo da condenação de Ramagem no STF e outros detalhes processuais.

“O réu condenado Alexandre Rodrigues Ramagem se evadiu do distrito de culpa, havendo informações no sentido de que ele se encontra nos Estados Unidos da América”, diz trecho do documento enviado ao Ministério da Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes havia determinado na segunda-feira (15 de dezembro) que a secretaria judiciária do STF enviasse os documentos necessários para iniciar o procedimento ao Ministério da Justiça. Ramagem, que é atual deputado federal, está morando em Miami.

Violação de restrições e mandato

Durante a investigação sobre a trama golpista, Ramagem recebeu a proibição de sair do país. Ele deveria ter entregue todos os passaportes nacionais e estrangeiros por determinação de Alexandre de Moraes. Segundo a Polícia Federal (PF), o deputado fugiu pela fronteira com a Guiana. Em seguida, embarcou para os Estados Unidos utilizando passaporte diplomático.

Após a descoberta da fuga, a Câmara dos Deputados informou que a Casa não havia sido comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional. A Câmara também não autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior.

Em função da condenação, o STF determinou que a Câmara deverá declarar a perda do mandato de Ramagem. Até o momento desta publicação, a Mesa Diretora da Casa legislativa ainda não cumpriu a decisão judicial.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...