25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:59

Ministério da Saúde certifica Sala de Apoio à Amamentação no HBDF

Um espaço de conquistas para as mulheres trabalhadoras.

Por Pollyana Cabral 

Na última quinta-feira, 07 de março, um marco significativo foi alcançado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Em uma cerimônia solene, a placa de certificação da Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora foi revelada, conferida pelo Ministério da Saúde. O evento, repleto de autoridades e defensores da causa, celebrou mais um avanço no cuidado e bem-estar das mães no ambiente profissional.

O diretor e vice-presidente do IgesDF, Caio Valério de Oliveira Falcão, acompanhado pela diretora de Promoção e Política de Cuidados para Mulheres da Secretaria da Mulher, Elizabeth Maulaz Lacerda Ferreira, e pelo superintendente do HBDF, Dr. Guilherme Porfírio, foram algumas das figuras presentes na ocasião. Também prestigiaram o evento a Gegas do HBDF, Adriana Cristina, a atual representante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno da SESDF, Mariane Curado e Raquel Bastos, chefe do Banco de Leite do HMIB.

O apoio essencial veio da Associação Amigos do Hospital de Base representados pela diretora Elisete Coutinho e a voluntária Dolly Maria, além do engajamento do chefe do núcleo de segurança do HBDF, Daniel Rabelo, da gerente administrativa do hospital, Marina Rocha, e da gerente geral de pessoas Elaine Cristina Silvestre, entre outros colaboradores, que desempenharam papéis fundamentais na realização deste projeto.

A trajetória para estabelecer a Sala de Apoio à Amamentação teve início com o Projeto Acolher, em julho de 2021, quando indicadores revelaram a necessidade de um espaço dedicado às mães trabalhadoras. Desde então, esforços foram concentrados para garantir um ambiente acolhedor e seguro para as mães que precisam conciliar trabalho e amamentação.

“Esta sala é a materialização do nosso compromisso com a saúde, o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todas as mulheres trabalhadoras do IgesDF. Estamos honrados em oferecer um ambiente que apoie a amamentação, reconhecendo a importância desse ato para a mãe, o bebê e toda a família,” ressaltou o vice-presidente do IgesDF.

Apesar dos desafios enfrentados, a determinação da equipe e o apoio da presidência do IgesDF foram fundamentais para superar as adversidades. A inauguração oficial ocorreu em agosto de 2023, com a colaboração técnica da coordenadora de políticas de aleitamento materno da SESDF, Miriam Santos. Desde então, a sala tem servido como um refúgio para as mães, proporcionando conforto e bem-estar.

O superintendente do HBDF expressou seu orgulho: “Esta conquista é fruto de um esforço coletivo e do reconhecimento da importância de apoiar nossas colaboradoras em uma fase tão fundamental como a maternidade. Estamos comprometidos em proporcionar condições adequadas para que as mulheres trabalhadoras possam conciliar suas responsabilidades profissionais com o cuidado de seus filhos.”

O momento mais emocionante do evento foi à visita surpresa da Dra. Miriam, que demonstrou o reconhecimento e a importância desse espaço para as mulheres trabalhadoras do HBDF. A certificação pelo Ministério da Saúde é símbolo do esforço coletivo para garantir o direito à amamentação no ambiente de trabalho.

Para a chefe do Núcleo de Qualidade de Vida e responsável da sala de apoio à amamentação, Amanda Nataliane, a certificação da sala é mais do que um reconhecimento oficial: “Esta jornada foi marcada por desafios e superações, e é com imensa gratidão que olho para trás e vejo tudo o que conquistamos juntos, agradeço o apoio de todos os envolvidos em cada detalhe. E saber que estamos oferecendo um ambiente acolhedor para as mães trabalhadoras é gratificante, e saber que podemos inspirar outras pessoas a cuidarem umas das outras através de doações. É uma conquista que vai muito além das nossas expectativas e estou muito orgulhosa por fazer parte disso.”

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...