18.5 C
Brasília
10 mar 2026 06:08

Merenda escolar do DF amplia variedade e padroniza cardápio para iniciar ano letivo

Rede pública passa a oferecer 12 tipos de proteínas e adota menu único para garantir equidade a todos os estudantes

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) anunciou, em preparação para o ano letivo de 2026, importantes mudanças na alimentação escolar da rede pública, que incluem a ampliação da variedade de proteínas e a padronização do cardápio. Pela primeira vez, todas as escolas, incluindo as unidades do campo, receberão um menu único, uma medida que visa garantir equidade, regularidade no abastecimento e um novo padrão de qualidade nutricional. As novidades foram detalhadas durante uma visita técnica ao depósito central de alimentação escolar, no Setor de Indústria e Abastecimento (SAAN).

O novo cardápio da rede pública passará a contar com 12 tipos de proteínas de origem animal. A lista inclui carnes in natura e ovos, como peito de frango congelado, coxa e sobrecoxa de frango, coxinha da asa, filé de tilápia, acém bovino em cubos e moído, patinho bovino moído, lombo suíno e paleta suína em peça e em pedaços.

Ao todo, a merenda escolar reunirá mais de 80 itens, incorporando também legumes, frutas, grãos e produtos da agricultura familiar. Entre as novidades deste segmento estão o tomate-cereja, o quiabo e o mel. Por meio de licitação, frutas como laranja e manga foram adicionadas, enquanto produtos como canela em pó, farinha de mandioca, leite de coco e cacau retornam ao cardápio, ampliando as opções culinárias e nutricionais.

Planejamento logístico

As mudanças foram apresentadas durante uma visita técnica da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e da subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais, Fernanda Mateus, ao depósito central da SEEDF. O local encontra-se completamente abastecido para o início das aulas, um resultado de quatro anos de aprimoramento contínuo no planejamento, armazenamento e logística.

“Pela primeira vez, toda a rede pública de ensino do Distrito Federal contará com o mesmo cardápio, o que assegura equidade e qualidade na oferta da alimentação escolar. Isso significa que todos os estudantes, independentemente da região ou da modalidade da escola, terão acesso às mesmas refeições, entregues dentro do prazo e com o padrão que defendemos”, afirmou a secretária.

“Cuidar da merenda é cuidar do estudante. Quando garantimos uma alimentação adequada, variada e de qualidade, estamos contribuindo diretamente para o aprendizado, para a permanência na escola e para o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, destacou Hélvia Paranaguá.

A subsecretária Fernanda Mateus ressaltou que a operação envolve um planejamento técnico detalhado e a articulação entre diversas áreas da pasta para assegurar a eficiência do processo, desde a compra dos insumos até a distribuição final nas escolas.

“A visita ao depósito mostra que a alimentação escolar é tratada com seriedade, desde a compra até a distribuição. O estoque completo no início do ano letivo dá segurança às escolas e reforça o compromisso da Secretaria com a continuidade e a qualidade do serviço”, explicou Fernanda Mateus.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar para novos beneficiários é creditado

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Quatro acusados por campanha de ódio contra Maria da Penha viram réus

Por Kleber Karpov A Justiça do Ceará acolheu uma denúncia...

Guerra no Irã: preço do petróleo dispara e atinge maior valor desde 2022

Por Kleber Karpov A escalada da guerra entre o Irã...

Escritório ligado à família de Alexandre de Moraes nega atuação no STF

Por Kleber Karpov O escritório de advocacia Barci de Moraes,...

Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026

Por Kleber Karpov O Brasil registrou um total de 140...

AgSUS e FMUSP abrem mil vagas para curso gratuito sobre Saúde Digital

Por Kleber Karpov A Agência Brasileira de Apoio à Gestão...

Envio de declaração do IR começa na próxima semana

Por Kleber Karpov A Receita Federal divulgará na próxima segunda-feira...

No DF um agressor é preso por violência doméstica a cada uma hora e meia

Por Kleber Karpov Um estudo da Secretaria de Segurança Pública...

Destaques

Terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar para novos beneficiários é creditado

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Quatro acusados por campanha de ódio contra Maria da Penha viram réus

Por Kleber Karpov A Justiça do Ceará acolheu uma denúncia...

Guerra no Irã: preço do petróleo dispara e atinge maior valor desde 2022

Por Kleber Karpov A escalada da guerra entre o Irã...

Escritório ligado à família de Alexandre de Moraes nega atuação no STF

Por Kleber Karpov O escritório de advocacia Barci de Moraes,...

Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026

Por Kleber Karpov O Brasil registrou um total de 140...